O adeus do Papa: relembre cinco momentos marcantes do atacante pelo rubro-negro

Gustavo Papa chegou ao clube em 2012. Foto: Divulgação GE Brasil

Por Matheus Vargas

Na última sexta-feira (24) no estádio Bento Freitas, o Brasil recebeu o Criciúma em partida válida pela última rodada da Série B e venceu por 3×2. O duelo não marcou apenas o fim da temporada 2017 para gaúchos e catarinenses. Foi a última vez que Gustavo Papa entrou em campo como jogador de futebol.

O agora ex-atacante de 38 anos defendeu as cores do Xavante de 2012 a 2017. Em sua passagem, ajudou o clube a mudar de patamar: foram três acessos – dois nacionais (2014 e 2015) e um estadual (2013) – além de dois títulos do interior gaúcho (2014 e 2015). Anotou 21 gols com a camisa do Brasil.

Papa sempre foi uma liderança dentro do elenco rubro-negro. Querido pelos companheiros e pela exigente torcida Xavante, o atacante em sua última coletiva como atleta profissional afirmou o desejo de atuar nem que seja por um minuto diante de um Bento Freitas lotado e escrever o último capítulo de sua carreira com uma vitória. A vitória veio. De virada, o Brasil bateu o Tigre e encerrou a série B na oitava colocação. Mas por opção do técnico Clemer, Papa viu tudo do banco de reservas. Sem problemas para o atacante, que foi ovacionado ao final da partida pelos 9.857 Xavantes presentes na Baixada.

Para matar a saudade desde já, confira cinco grandes momentos de Gustavo Papa com a camisa rubro-negra:

  1. Gol em Bra-Pel.

Centroavante marcou duas vezes contra o maior rival. Foto: Diário Popular

Marcar em clássico é sempre especial. Gustavo Papa marcou duas vezes diante do Pelotas. A mais importante delas foi na final da Copa Sul-Fronteira, em 2013. Papa saiu do banco para marcar o gol da virada Xavante. O placar de 2×1, no entanto acabou sendo insuficiente para o rubro-negro, que havia perdido a primeira partida por 1×0 e viu o título ficar com o áureo-cerúleo.

  1. Dois pênaltis, dois gols.

Papa comemora gol contra o Ceará. Foto: Reprodução/globoesporte.com

Em 2016, diante do Ceará, o Brasil praticamente garantiu o grande objetivo do clube naquela temporada – a manutenção na série B – de maneira antecipada. O campeonato chegava à 28ª rodada e, com dois de pênalti do centroavante, o Xavante bateu a equipe cearense por 2×1, atingiu 44 pontos na tabela, ingressou no G4 e até proporcionou ao torcedor do Brasil sonhar com um acesso à série A que acabou passando longe.

  1. Gol contra o Grêmio no Gauchão 2017.

De cabeça, Papa marcou contra o Grêmio. Foto: globoesporte.com

O Gauchão deste ano foi decepcionante para o torcedor Xavante. O Brasil escapou do rebaixamento apenas na última rodada, por um ponto. Cada ponto foi indispensável para a manutenção do clube na série A. Na 7ª rodada, o rubro-negro recebeu o Grêmio, atualmente a um empate de ser campeão da América pela terceira vez, e após sair perdendo, buscou o empate em 1×1. Gol de quem? Papa, de cabeça.

  1. Contra o Passo Fundo, três vezes Papa.

O Papa dá a bênção ao meia Cleiton. Foto: Ítalo Santos/Assessoria GEB

Foi pelo Campeonato Gaúcho de 2014 a melhor atuação de Gustavo Papa pelo Brasil. Sob um temporal e com direito a queda de energia no estádio Bento Freitas que fez com que a partida atrasasse seu começo em 15 minutos, chuva de gols: o atacante foi às redes três vezes na goleada por 4×0 e teve direito a pedir música: Minha Terra, de Mano Lima foi a escolhida pelo atacante. Como boa santidade, ainda abençoou o atacante Nena, que entrou em seu lugar e marcou segundos depois em seu primeiro toque na bola o 4º gol.

  1. Zagueiro/Lateral Esquerdo contra o Fortaleza

Após a partida, Gustavo Papa consola torcedor mirim do Fortaleza.
Foto: Messias Borges/Diário do Nordeste

Se contra o Passo Fundo o atacante teve sua melhor atuação pelo Xavante, foi na série C de 2015 em que viveu o seu melhor momento pelo clube. Em uma das maiores partidas da história do Brasil, Papa entrou para jogar os últimos 13 minutos diante do Fortaleza, num Castelão com mais de 60 mil tricolores. Acostumado a jogar próximo ao gol adversário, o centroavante entrou para ajudar a defesa a segurar o 0x0 que dava o acesso à série B ao Brasil. Os cabeceios que usualmente buscavam o gol adversário, no dia 17/10/2015 serviram para afastar a bola da área Xavante. Com a expulsão de Xaro nos acréscimos, Papa ainda terminou o jogo cumprindo a função de lateral-esquerdo, mostrando o quão voluntarioso é. Em entrevista coletiva, o próprio Papa elegeu a partida como o principal momento dele pelo Brasil.

Comentários

comments

Você pode gostar...