Número de vacinados em Pelotas supera os percentuais de 2024
A campanha de vacinação ainda está em andamento e disponível para toda a população.
Por Andrine Teixeira Garcia
Em Pelotas, a campanha de 2025 para vacinação contra o vírus influenza teve início em 7 de abril, com o imunizante sendo disponibilizado em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa da Vacina. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, até o dia 18 de junho, 74.373 pessoas foram vacinadas, sendo 30.210 idosos (43%), 5.511 (27,79%) crianças e 319 gestantes (12,67%), que são os grupos alvos na estratégia de vacinação. Em 2024, entre 6 de março e 18 de junho, ao total, foram aplicadas 73.403 doses, entre idosos 40,93%, crianças 27,70% e gestantes 10,63%.
Mesmo com um mês a menos de cobertura vacinal, este ano já superou as aplicações da última campanha. “A meta para o público alvo é de 90%, que embora ainda distante, tem aumentado a procura pela vacinação por toda a população”, afirma Vera.
As estratégias adotadas pela SMS envolvem o oferecimento em pontos extras de vacinação, em espaços mais frequentados pela comunidade, como o Mercado Público ou Shopping, nas escolas, hospitais, universidades, clínicas ambulatoriais, em eventos parceiros da Prefeitura, como Ruas de Lazer e na Farmácia Municipal, que segundo a estagiária Endhiell Machado, muitas das pessoas que foram vacinar-se já iriam retirar algum tipo de medicamento, unindo o útil ao agradável. Além disso, foram firmadas parcerias com universidades e escolas técnicas para a oferta de vacinas em horários alternativos, como o ambulatório da Universidade Católica e na Faculdade Anhanguera.
Além disso, a Prefeitura Municipal, por intermédio da SMS, promoveu dois Dias D de vacina. O primeiro, em 10 de maio, com 3.621 doses aplicadas, enquanto a última edição, em 14 de junho, imunizou 5.510 pessoas, entre vacinação contra influenza, covid-19, HPV e doses de rotina.
A vacinação ainda está em oferta, sendo possível vacinar-se em todas as UBSs do município, além da Casa da Vacina.