Novak Djokovic conquista o Masters 1000 de Cincinnati

Novak Djokocic com o troféu do Masters 1000 de Cincinnati. Foto: John Minchillo/AP

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo, dia 19 de agosto, o sérvio Novak Djokovic venceu o tenista suíço Roger Federer por 2×0 (6/4, 6/4) e conquistou pela primeira vez na carreira o título do Masters 1000 de Cincinnati, um dos nove torneios desta série, que ocupa um posto abaixo do Grand Slam (os quatro principais campeonatos do tênis mundial).

O Masters da cidade dos Estados Unidos foi disputado uma semana após o Masters de Toronto (Canadá), ambos servindo como campeonatos preparatórios ao último Grand Slam da temporada, o Aberto dos Estados Unidos.

Djokovic, que agora é dono de 31 títulos da Série Masters, sendo superado apenas pelo espanhol Rafael Nadal, que tem 33 conquistas, nunca havido vencido o torneio de Cincinnati. Antes da final deste domingo havia chegado nas decisões de 2008, 2009, 2011, 2012 e 2015, tendo perdido em três oportunidades para Roger Federer (2009, 2012, 2015). Com a vitória sobre Federer, sete vezes campeão nas sete finais disputadas anteriormente em Cincinnati, Djokovic tornou-se o primeiro tenista da história com títulos nos 9 torneios da Série Masters 1000.

O JOGO

Novak Djokovic e Roger Federer fizeram o confronto entre o melhor devolvedor de saque do torneio e, quem sabe, da história (Djokovic) contra o veterano Federer, que cada vez mais tenta resolver seus jogos de forma rápida, baseando sua tática em saques eficientes.

Até a grande final, Federer foi muito competente e venceu seus adversários com facilidade. Enquanto isso, Djokovic foi bastante instável, tanto na qualidade de seu jogo, quanto na parte temperamental, mostrando-se nervoso em várias ocasiões durante o torneio, chegando inclusive a xingar o seu técnico.

 Mas na final dois aspectos prevaleceram e ambos favoreceram Djokovic. Assim, o sérvio esteve bastante tranquilo em quadra e quem quase perdeu a linha foi o frio Federer. Além disso, Djokovic resistiu aos saques certeiros de Roger Federer, quebrando o serviço do suíço no sétimo game do set inicial, partindo para liquidar esta série com tranquilidade. Já no segundo set, Federer foi quebrado outras três vezes pelo tenista sérvio, que garantiu a vitória e a conquista do título atuando de forma exuberante e sem dar chances ao atual número dois do mundo

Depois desta vitória em Cincinnati, Novak Djokovic subirá para o sexto lugar no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e se credenciará de vez como um dos principais favoritos ao título do Aberto dos Estados Unidos, que iniciará no dia 27 de agosto.

Comentários

comments

Você pode gostar...