Mostra de artigos em festival expõe precariedade na ciência

Maria Clara Sousa/ Em Pauta

O Festival Nacional de Cultura e Arte da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS) está acontecendo nesse final de semana (2 e 3 de abril). No sábado a programação trouxe uma surpresa para todos: numa fala angustiada Danielle Rosa Nascimento demonstrou o sucateamento da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Festival de Cultura e Arte faz mostra científica de pesquisas e artigos no sábado, 2

Entre uma das programações do dia de hoje estava as mostras científicas de artigos e pesquisas aprovadas pelo UEE/RS. Um deles era o “Evolução molecular do vírus Apis Melifera Filamentous Virus em amostras de museu suíço” pelo estudante de Gustavo Carvalho de Nascimento, o qual foi feito inteiramente com “ciência barata”.

Gustavo conta que obteve pouca ajuda da faculdade, apenas uma bolsa de persistência para auxílio nos gastos de moradia, alimentação e transporte. A UNIPAMPA foi uma universidade criada para desenvolver as cidades de fronteira com 10 polos diferentes, porém hoje se encontra abandonada.

Danielle relata que a frota que existia do ônibus para o seu campus (São Gabriel/Polo Verde) foi descontinuada pela empresa e que nem todas as bolsas de pesquisa se beneficiaram do ajuste feito a pouco pelo presidente Lula. O prédio – que até ano passado era apenas um – foi um dos que mais sofreu os cortes do governo Bolsonaro, por ser os que têm os menores cursos. Os horários de ônibus atualmente são cinco, o último horário ainda não contempla toda a grade de horário.

Gustavo Nascimento apresenta sua pesquisa feita com “Ciência barata” devido a sucateamento da UNIPAMPA

O pesquisador nos conta que tentou fazer sua pesquisa de um outro jeito, mais acessível e simples. Ele usou ferramentas online e conhecimento de bioinformática para analisar a evolução de um vírus que atingem abelhas a séculos. Sua pesquisa é a clara prova que o sucateamento da UNIPAMPA “reflete na nossa forma de produzir”, como diz Danielle.