Leites vegetais: uma alternativa repleta de benefícios

Por: Clara Celina

O consumo de leite de origem animal é muito repassado na nossa cultura como garantia de alimentação saudável. Estudos demonstram, entretanto, que o alimento não é uma boa fonte de cálcio. Além disso, surgem cada vez mais notícias de contaminação e, nos últimos tempos, seu preço tem subido muito.

Embora se defenda que o leite de origem animal é uma excelente fonte para reposição de cálcio, ele é rico em proteínas, as quais tendem a torná-lo um alimento ácido. Para equilibrar o ph sanguíneo, que deve ser levemente alcalino, o organismo retira cálcio dos ossos. Esse processo pode levar à osteopenia e à osteoporose.

Ainda que a incidência seja mais baixa na sociedade ocidental, estima-se que 75% da população mundial é intolerante à lactose. Na China, onde 99% da população não tolera lactose, o consumo de leites vegetais é muito propagado.

Os leites vegetais são ricos em nutrientes e de fácil preparo. Em grande maioria, basta deixar os grãos de molho por 8 horas, batê-los no liquidificador com água filtrada e passar pelo coador. Os resíduos ainda podem ser utilizados na massa de pães e bolos ou na elaboração de ricotas e queijos vegetais.

O leite de gergelim, por exemplo, possui nove vezes mais cálcio que o leite comum, com a vantagem de reduzir o colesterol ruim e também ser rico em magnésio, ajudando o cálcio a se fixar nos ossos.

Leite vegetal de sementes de chia

Ação anti-inflamatória e antioxidante. Contém cinco vezes mais cálcio do que o leite; três vezes mais ferro que o espinafre; quinze vezes mais magnésio que os brócolis; duas vezes mais potássio que a banana; três vezes mais antioxidantes que o mirtilo.

Leite de Gergelim

Possui alto teor de cálcio, muito mais elevado do que no leite de origem animal, e minerais necessários para uma boa absorção no corpo, tais como o silício, o zinco, fósforo, cobre, magnésio, cálcio animal e boro. Possui também um elevado teor de lipídios.

Leite de Amendoim

Fonte de proteína, contém altos níveis de fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Fornece nutrientes como magnésio, vitamina E, folato e cobre. Possui dose elevada de vitaminas do complexo B e do aminoácido arginina, que melhoram a circulação do sangue.

Leite de Arroz

Bebida leve e doce, não contém glúten. É relaxante e possui alto teor de triptofano e vitaminas do grupo B, mantendo em equilíbrio o sistema nervoso. Possui propriedades depurativas e hipotensoras e é ideal para controlar o peso.

Leite de Aveia

Possui fibras, é isento de colesterol e lactose, contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais. Também é rico em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.