Instituto João Simões Lopes Neto realiza projeto de leitura com a Escola Santa Irene

Por Jéssica Gebhardt

O Projeto “Contos Gauchescos e Lendas do Sul: Leituras em Viva-Voz” iniciou no dia 14 de outubro, e é desenvolvido com os alunos da Escola Santa Irene, no Instituto João Simões Lopes Neto sob a supervisão de Mário Mattos.

A iniciativa visa despertar o gosto pela leitura desde cedo nos alunos, estimulando o desenvolvimento da imaginação ao colocá-los em contato com a narrativa de via oral, além de propagar a imagem do escritor João Simões Lopes Neto.

No total serão 13 encontros e em cada um deles serão feitas apresentações sobre os Contos Gauchescos e sobre as Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto. Após essas apresentações, os alunos participam de tarefas recreativas de pintura, alusivas ao conto ou à lenda apresentada.

FOTO1

Mário Mattos
Foto: Jéssica Gebhardt

Na última terça-feira, 04, foi a vez de uma turma do oitavo ano da Escola Santa Irene. Cerca de 16 alunos, entre 13 e 14 anos, participaram da leitura em voz alta do conto “300 Onças”, e depois desenharam sobre o que ouviram.

FOTO 2 (1)

Foto: Jéssica Gebhardt

De acordo com o presidente do Instituto, Antonio Carlos Mazza Leite, a iniciativa ajuda a divulgar a obra do escritor, além de proporcionar aos jovens estudantes um maior entendimento da literatura regionalista.

Os alunos da escola parceira também fazem visitas guiadas à alguns casarões históricos, com o intuito de se contextualizar, de maneira ilustrada, a história e a cultura envolvida nas obras trabalhadas. No final no projeto, serão confeccionados dois livros, os quais reunirão todas as pinturas feitas pelos estudantes.

Confira o vídeo sobre a visita da turma do oitavo ano, que ocorreu na última terça-feira (04).