Inesquecível: Inter bate River Plate e avança na Libertadores em jogo eletrizante
Com protagonismo do goleiro Sergio Rochet, a multidão de colorados viu o Inter classificar após cobrança de 20 pênaltis
Por Andressa Siemionko Lacerda / Agência Em Pauta
No sufoco! O Internacional está na quartas de final da Copa Libertadores. Em uma noite emocionante, a segunda partida, das oitavas de final, acabou com a classificação do Inter, que bateu o River Plate da Argentina pelo placar de 2 a 1 e após a cobrança de 20 pênaltis coroou a noite dos colorados.
O clube gaúcho precisava do resultado depois de ter sido derrotado pelo River na Argentina por 2 a 1, na última semana. Antes mesmo dos jogadores entrarem em campo o Beira Rio já tinha sido transformado em um caldeirão. Com o público recorde de 50.479 torcedores, os colorados receberam a comissão técnica com as famosas ruas de fogo – festa com sinalizadores e fogos de artifício, realizada pela torcida.
O jogo
Os primeiros minutos do jogo foram marcados pela pressão colorada. A primeira chance de gol veio logo aos dez minutos do primeiro tempo. Enner Valencia e Alan Patrick se destacaram com diversas tentativas de gol. Mas o que marcou o primeiro tempo da partida foi o possível pênalti quando Bustos foi derrubado na área adversária. A comissão de arbitragem comandada pelo uruguaio Andrés Matonte mandou o jogo seguir, mesmo após as reclamações da equipe do Internacional.
A bola só balançou as redes no segundo tempo, quando Mercado marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 25 minutos. Logo após, aos 34, foi a vez de Alan Patrick marcar, em cobrança de falta. Já nos acréscimos, quando o estádio inteiro já estava pronto para comemorar a classificação, os torcedores viram o zagueiro Rojas balançar a rede colorada e deixar tudo igual, novamente.
Os pênaltis e a consagração de Rochet
A disputa de pênaltis foi longa. Quando Solari cobrou e converteu, o goleiro colorado alertou a arbitragem sobre os dois toques na cobrança. O VAR foi acionado e anulou a cobrança. A oportunidade parecia ter chegado, mas De Pena acertou a trave e deixou escapar a classificação.
Na nona cobrança de pênalti o árbitro conversou com os capitães dos clubes para trocar de trave para efetuar o restante das cobranças, isso porque a marca do pênalti já não estava em boas condições. Em seguida, Rojas que tinha marcado durante a partida acertou a trave. No momento, o goleiro colorado Sergio Rochet, pediu a bola e foi responsável por marcar o gol decisivo.
Os torcedores que apoiaram o time nos mais de 90 minutos durante a partida e nas penalidades respiraram aliviados quando a decisão acabou. O goleiro Rochet vibrou após a classificação.
“Considero uma noite fantástica. Era a maneira ideal de terminar um jogo quase perfeito que fizemos, que quase nos escapou por uma distração no último minuto. Isso é o Inter, merecemos classificar.”
Próxima fase
O Inter enfrenta o Bolívar nas quartas de final da Libertadores 2023. O primeiro jogo acontece na altitude de La Paz, já a decisão será no Beira Rio. As partidas de ida e volta serão disputadas entre os dias 22, 24, 29 e 31 de agosto.
Internacional 2 (9) x (8) 1 River Plate-ARG
Escalações:
- Inter: Rochet; Bustos (Igor Gomes, 36min 2ºT), Vitao, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz (Pedro Henrique, 27min 2ºT), Maurício (Luiz Adriano, 27min 2ºT), Alan Patrick, Wanderson (De Pena, 36min 2ºT) e Valencia. Técnico: Eduardo Coudet
- River Plate: Armani; Casco, González Pirez, P Díaz e E Díaz; Pérez (Nacho Fernández, 37min 1ºT), Aliendro, De La Cruz, Barco, Solari e Beltrán. Técnico: Martín Demichelis