Hospital Universitário São Francisco de Paula leva cuidados e informação à 31ª Fenadoce
O Hospital Universitário São Francisco de Paula, mais conhecido como o Clínica, esteve presente na 31ª Fenadoce juntamente com o Chico, o mascote do hospital, levando atendimento ao público com verificação de pressão, sinais vitais, massagem, cuidados corporais e orientações sobre a saúde.
Por Vanessa Centeno
A história do Chico, como é carinhosamente chamado o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), começou em 1958, quando foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões. Inicialmente, a ideia era construir uma casa de saúde. Mas em 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através da Diocese e do reitor da instituição de ensino Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da instituição e estabeleceu o caráter filantrópico, e assim, nascia o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. Já em 1996, finalmente o nome atual do Hospital Universitário São Francisco de Paula é estabelecido com o objetivo de fortalecer a identidade da instituição.
O HUSFP é um exemplo de compromisso com a saúde da comunidade, e desenvolve um papel de extrema importância em Pelotas e região. “As profundas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso hospital representam um grande avanço para a área da saúde de toda região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade: assistência à saúde”, disse o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero.
Essa participação do Hospital São Francisco de Paula, do Saúde Mais e do Escritório de Projetos HUSFP foi possível através da parceria com a Câmara de Vereadores de Pelotas.
O estande do HU esteve com circulação diariamente de pessoas buscando um atendimento rápido e uma troca de informações sobre o serviço oferecido no Hospital Universitário. O público e a criançada se admiravam com o mascote do HU, Chico.
Gustavo Vieira, supervisor de projetos no HU, é o responsável por trazer recursos ao hospital. Na Feira Nacional do Doce, ele levou informações sobre a história do hospital, como se cadastrar na nota fiscal gaúcha, divulgação do cartão de especialidade e por onde retorna o recurso para o hospital, por ser uma entidade filantrópica com atendimento 80% pelo SUS. Ele enfatizou a importância da colaboração pelotense para manter sempre o hospital com portas abertas, priorizando o atendimento a todos.
A técnica de enfermagem do Pronto Atendimento, Tainara Silveira, esteve presente no estande de HU junto de seus colegas, abordando as pessoas para o atendimento no estande gratuito. Ela salientou a importância de estar presente e ter o cuidado com a saúde dos visitantes da feira.

Hospital Universitário São Francisco de Paula oferecendo atendimento gratuito na Feira Nacional do Doce. Foto: Vanessa Centeno

