Hemopel necessita de doações de todos os tipos sanguíneos

por Karina Vaz

Qual é o seu tipo de sangue? O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) está precisando de todos. Isso porque com a chegada do frio o banco de sangue do Hemopel vem sofrendo com uma queda considerável no número das doações.

Segundo a enfermeira Luciane Schiavon, o Hemocentro está recebendo, em média, 25 doações por dia. No entanto, esse número é muito baixo, tendo em vista que o órgão atende além de Pelotas, os municípios da 3° e da 7° Coordenadoria regional (veja abaixo a lista).

O sangue O- é o de maior procura pelos hospitais e centros de saúde por se tratar de um tipo universal. De acordo com Luciane, ele entra e sai do banco no mesmo instante. Ela ainda salienta que a busca por esse tipo é inversamente proporcional às doações, por se tratar de um sague limitado na sociedade.

hemocentro1

Imagem: Karina Vaz

Além disso, durante a estação de inverno e no período de férias de verão, as doações tendem a cair. Segundo Luciane, durante os meses de junho, julho e agosto, a comunidade deixa de fazer doações por causa do clima. Já nos meses de janeiro e fevereiro parte da população está fora da cidade.

Nesses períodos de pouca doação, o Hemocentro se apoia em campanhas como: “Empresa amiga do Hemopel”, que são realizadas em escolas e empreendimentos.  As instituições que aderem o projeto liberam seus funcionários ao longo do mês para doarem sangue. Elas ainda ganham o selo “amigo do Hemopel” que contribuí para a conquista do selo de qualidade.

Atualmente, com as baixas doações, o banco do Hemopel está apenas atendendo às necessidades dos hospitais da região. Conforme Luciane, para Bagé – um dos municípios da região com maior demanda – o hemocentro envia bolsas de sangue toda a semana. Ela ainda destaca que, se hoje ocorrer algum imprevisto, o Hemocentro irá precisar realizar um mutirão para atender os casos. “Como aconteceu em Santa Maria, depois do incêndio na boate, o município precisou pedir auxílio para outras regiões do estado”, diz.

Para realizar sua doação, é só ir até o Hemocentro Regional de Pelotas, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O Hemopel fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Imagem: Karina Vaz

Imagem: Karina Vaz

 

O que precisa para doar?

– Estar em boas condições de saúde;

– Levar documento oficial de identidade com foto;

– Ter entre 16 e 69 anos;

– Pesar, no mínimo, 50 quilos;

– Não estar em jejum;

– Ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

– Quem tomou a vacina da gripe deve esperar 48 horas para realizar a doação

 

Quantas vezes ao ano se pode doar?

– Homens podem doar quatro vezes por ano, e devem fazer um intervalo de 60 dias entre uma doação e outra.

– Mulheres podem doar três vezes por ano, elas devem fazer um intervalo de 90 dias entre uma doação e outra.

 

Quem não pode doar?

-Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.

– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Imagem: Karina Vaz

Imagem: Karina Vaz

 

Municípios atendidos pelo Hemopel

3° Coordenadoria Regional

– Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

7° Coordenadoria Regional

– Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Comentários

comments

Você pode gostar...