Google anunciou o No CAPTCHA reCAPTCHA
Google anunciou o No CAPTCHA reCAPTCHA, que segundo a companhia será um sistema muito melhor para prevenir que robôs e scripts acessem um site indevidamente, comprovando que o usuário é um ser humano de forma mais simples.
É comum que os usuários encontrem o reCAPTCHA ao utilizar a internet, tendo que decifrar palavras distorcidas para comprovar que não é um programa de acesso remoto. Entretanto, o Google desenvolveu uma maneira mais fácil para que os usuários se identifiquem. Em vez de decifrar um texto, o usuário agora terá que marcar uma caixa de seleção chamada “Não sou um robô”. Depois disso, o sistema fará uma análise da forma como o usuário movimentou o mouse antes, durante e depois de clicar na caixa de seleção para poder compreender como o ser humano se comporta.
Se nessa primeira fase o resultado for negativo, o usuário terá a opção de selecionar uma série de imagens semelhantes para comprovar que é humano. A tecnologia nasceu da necessidade de aprimorar a tecnologia, já que foi descoberto, em pesquisa realizada pelo Google, que há atualmente programas de inteligencia artificial que conseguem decifrar as antigas caixas de texto do CAPTCHA em até 99.8% dos casos.
Porém, ainda haverá casos em que o usuário terá que decifrar o texto presente em uma imagem. A nova tecnologia poderá ser inserida em sites através de um widget e sua utilização é gratuita.