Garota Exemplar

Por Graça Siqueira

Sinopse:

“Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy”.

Baseado no livro de mesmo título, da escritora Gillian Flynn, que também assina o roteiro do filme, o suspense se mantém até mais da metade de suas duas horas e meia.

Cartaz oficial. Foto: Adoro Cinema

Cartaz oficial. Foto: Adoro Cinema

O filme tem a dura responsabilidade de ter o mesmo sucesso do livro e consegue manter um bom ritmo, mesmo para os que não o leram.  Além de mostrar o que o tempo é capaz de fazer com alguns casais.

Não é fácil manter um casamento e David Fincher nos mostra que o casamento transforma. Inclusive é capaz de transformar dois apaixonados naquilo que nunca imaginavam ser um dia.

Amy e Nick se conheceram em uma festa em Nova Iorque, onde viviam. Apaixonaram-se desde o primeiro instante em que se viram. Casaram-se e continuaram suas vidas de sonho. Mas nada como os problemas para avaliar se uma união realmente vai bem.

De repente são obrigados a deixar a vida que têm para mudarem para Missouri, após a notícia de que a mãe de Nick está com câncer. A partir daí as coisas mudam a cada dia.

Quando comemoram as bodas de madeira, cinco anos de casados, Nick sai cedo de casa, como sempre, vai ao bar que tem em sociedade com a irmã gêmea para conversarem e pouco depois recebe um recado, do vizinho ao lado, de que seu gato está na rua.

Nick retorna para casa e encontra a porta aberta, a sala revirada e sua esposa não está mais lá. Então chama a polícia. Mas as pistas indicam que tem culpa, afinal tem móveis quebrados, sangue removido e o pior detalhe, ele nem se importa em esconder o sorriso tenso ao se apresentar à imprensa. Tudo que terá de fazer é correr contra o tempo, provar que é inocente e descobrir onde está Amy… Se puder.

A cidade entra em comoção e logo se vê invadida por repórteres de TV, fotógrafos, vizinhos querendo ajudar, cartazes pelas ruas e os pais de Amy que chegam para procurá-la.

Ela é conhecida por ser a Incrível Amy dos livros escritos por seu pai desde a infância. Praticamente toda sua vida foi contada paralelamente nos livros. Cada momento que viveu foi expresso na literatura. E agora o país quer saber onde está Amy.

Embora eu não tenha lido o livro eu me apaixonei pela história. A desconstrução do casal exemplar está muito bem colocada. O personagem de Ben Affleck passa de um inocente apaixonado a um marido suspeito de matar a esposa muito rapidamente. E a garota exemplar servirá tanto assim como um exemplo?

É muito difícil comentar o filme sem estragar a surpresa que terão. Mas deixo uma dica: fiquem atentos aos detalhes.

A trilha sonora acompanha a tensão da história, a fotografia é excelente, os atores estão em perfeita sintonia, a direção de Fincher é impecável e o final deixa aquele gosto amargo na boca por algum tempo.

A produção é bem cuidada, misturando as cenas recentes com flashbacks. E você não se confunde nem quando há sequências que são apenas imaginadas. É tudo perfeito e encaixado. Um filme feito por verdadeiros profissionais no assunto suspense.

Ben Affleck é o ator perfeito para o personagem e Rosamund Pike, com toda sua transformação, tem uma atuação impecável. Eu adorei o filme e confesso que suspenses assim são meus favoritos. Não deixe de assisti-lo caso alguém lhe diga que não gostou do final. Foi o que fiz.  Nota 9,8.

Comentários

comments

Você pode gostar...