Fios que alegram pequeninos

Por Emmanuelle Schiavon

Quando um indivíduo está doente, além de fisicamente debilitado, fica emocionalmente frágil. Principalmente quando se tratam de pessoas que tenham de passar por quimioterapia, perdendo o cabelo que constrói sua imagem. Crianças internadas com câncer costumam sofrer ainda mais, pois, na infância, muitas vezes essa fragilidade é maior, a compreensão que estão cada vez mais diferentes dos amigos.

Foto: Emmanuelle Schiavon

Foto: Emmanuelle Schiavon

Pensando nisso, Izis Oliveira de Souza Petiz, auxiliar administrativa do Hospital Escola UFPel, desenvolveu uma campanha de doação de cabelos em Pelotas. Ela contou com o apoio da colega de setor, Luani Amaral, para impulsionar a iniciativa, que foi realizada pelo serviço de oncologia do HE. “Uma amiga minha comentou que tinha doado cabelo para uma campanha de confecção de perucas para pessoas com câncer, então, em Porto Alegre. Resolvi doar também. Uns dois meses depois comecei a trabalhar aqui no setor, e notei a importância que isso pode ter na vida das pessoas”, comentou Izis. Ela ainda completa dizendo que, inicialmente, a campanha iria ser interna, mas com a chegada do outubro rosa – e a visibilidade que isso traz para essas questões – a ideia foi passando de pessoa para pessoas até decidirem fazer o evento.

No final de 2014 o Hospital Escola realizou uma ação envolvendo cabeleireiros para que toda a pessoa que quisesse doar seus cabelos encontrasse um lugar devido para tal. A cidade do doce não possui um ponto de arrecadação de madeixas e confecção de perucas, por isso o material arrecadado será mandado para a ONG Calelaço em Canoas, que irá produzir as perucas para pequeninos com câncer.

“Eu quis doar meu cabelo porque, depois de um tempo, ele já vai estar pela cintura de novo, e essas crianças não tem nenhum”, falou Elis Rodrigues Sause, de sete anos, que junto com a mãe doou as madeixas. Ações como essa visam melhorar a vida de quem está sofrendo com internações, e, apesar de Pelotas não ter nenhum local que faça isso diariamente, o evento chamou mais de 150 pessoas que se solidarizaram com a causa.

Comentários

comments

Você pode gostar...