Estreia da 9ª edição dos Jogos da UFPel é marcada com partidas de futsal e grande presença dos estudantes

A competição é organizada pela Divisão de Esportes da UFPel e acontece no ginásio do campus da ESEF até novembro

O primeiro esporte disputado foi o futsal. Foto: Marisa Campos

Por Marisa Campos / Em Pauta

Neste sábado (24) e domingo (25) houve o início da 9ª edição dos Jogos da UFPel, competição organizada pela Divisão de Esportes UFPel (DIESP), realizada no campus da ESEF e que ocorrerá em datas específicas, aos finais de semana, do mês de junho até novembro. A edição deste ano conta com partidas de Futsal, Basquete, Vôlei, Handebol, Tênis de Mesa, Rústica e Xadrez, com times nas categorias feminina e masculina.

Os Jogos da UFPel já fazem parte da tradição das Atléticas da universidade, promovendo uma integração entre os cursos. Com isso, a bolsista da DIESP no setor de Comunicação Social, Josimara Megiato, conta em como foi realizada a organização dos jogos: “A gente buscou ao longo deste início de ano entrar em contato com as atléticas para montar um grupo com, pelo menos, 1 representante de cada equipe para irmos construindo esta 9ª edição dos Jogos.”

E ainda acrescenta sobre o objetivo da DIESP: “É muito importante ter essa comunicação e aproximação com os alunos porque os jogos são feitos justamente para eles. E assim, com representantes dentro da comissão, os mesmos podiam explicar toda organização para suas equipes.”

O primeiro fim de semana de jogos foi marcado com a fase classificatória do Futsal, nos dois dias de competição foram realizadas mais de 60 partidas contando com 18 equipes masculinas e 13 femininas de diversos cursos da Universidade. Conforme o cronograma, a fase eliminatória do Futsal acontecerá no dia 11 de novembro e a grande final no dia 18 de novembro.

As partidas ocorreram simultaneamente nos dois espaços do ginásio da ESEF. Foto: Marisa Campos

Um dos times classificados foi o time masculino da Atlética do Jornalismo, o presidente da Atlética, Leonardo Oliveira, comemora a primeira classificação do time: “Estamos muito contentes com a classificação, caímos em um grupo difícil, com equipes qualificadas e que tinham mais entrosamento que nossa. Ainda assim, conseguimos impor o nosso jogo e com muito merecimento alcançamos o nosso primeiro objetivo. Agora vamos seguir trabalhando e corrigindo as falhas que nós apresentamos, para chegar ainda mais longe na competição.”

Time masculino de Futsal do Jornalismo. Foto: Bruna Meotti

No próximo final de semana, dias 01 e 02 de julho, acontece à fase classificatória do Basquete. O cronograma completo, chaveamento dos times, tabela dos jogos, resultado final de cada partida e mais informações, podem ser consultados diretamente no perfil do Instagram do DIESP, @esporte.ufpel, ou no perfil @jogodaufpel, além disso, o Em Pauta Web está realizando a cobertura completa do evento.