Espetáculo ‘Ecos de Nós’ reflete sobre as relações modernas nesta sexta-feira (18)

Inspirado nas interações humanas na atualidade, o espetáculo é produzido pela aluna Joana Botelho como parte da disciplina de Montagem de Espetáculo II, do curso de Licenciatura em Dança da UFPel.

Por Bruna Farias e Renata Ávila / Em Pauta

O espetáculo de dança ‘Ecos de Nós’, produção autoral da discente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Joana Botelho, promete trazer reflexões em torno da fragilidade e escassez dos sentimentos das relações modernas ao público que for prestigiar a apresentação gratuita, nesta sexta-feira (18), no Auditório Antônio Edgar Nogueira (Colégio Pelotense), às 19h.

Com 15 coreografias, compostas por movimentos contemporâneos e a técnica do Jazz, o espetáculo explora os sentimentos de solidão e passagem do tempo, que tornam o afeto e contato físico entre as pessoas escassos. “O objetivo do nosso trabalho é de conscientizar o público acerca de como as relações têm se tornado rasas e monótonas em consequência dos dias corridos e infinitos”, conta a diretora da montagem, Joana Botelho.

Pôster de divulgação do espetáculo ‘Ecos de Nós’. / Foto: Divulgação/Joana Botelho

A produção e criação do espetáculo pelos alunos começa na disciplina de Montagem de Espetáculo I, mas apenas é colocada em prática e apresentada para a comunidade em Montagem de Espetáculo II. Conforme a professora orientadora do projeto, Eleonora Santos, a cadeira é fundamental para os discentes do curso em sua futura profissão, “a gente acredita que o nosso egresso tem que ser estimulado à quando estiver na escola como professor, informando e trazendo conhecimento aos estudantes, a partir da Dança, ele seja um potencial estimulador da produção artística na escola, e realizar a montagem de um espetáculo é um grande agente para gerar esse pensamento”, explica a orientadora.

A diretora do espetáculo, Joana Botelho, conversa com os bailarinos antes do ensaio iniciar. / Foto: Bruna Farias

No ensaio geral, era visível a animação e dedicação dos 23 bailarinos envolvidos no projeto. Alguns dos dançarinos são alunos do curso de Dança, já outros são amigos e bailarinos convidados por Joana. Estudante do curso de Nutrição, Daiana Thurow conta que ficou muito feliz com o convite da amiga para participar da obra. “A coreografia Medo tem sido minha preferida. A ideia de que o medo prende e acorrenta, mas que pode ser superado, conversa muito com a minha própria visão e dificuldades sobre esse sentimento. Poder colocar em expressões e movimentos algo que é tão paralisante se torna ainda mais mágico e profundo para mim”.

Para outros bailarinos, o espetáculo é uma forma de sair da rotina do dia a dia, como é o caso da professora e fundadora da companhia de dança Grupo Mariana Espilman. “Aqui eu sou só bailarina, entende? Ao mesmo tempo que eu consigo estar no palco com as meninas, que são minhas alunas, eu consigo resgatar essa coisa antiga que eu tinha de quando eu era bailarina, tá sendo uma experiência ótima”, relata Mariana. Já para a dançarina Eduarda Bilhalba um dos grandes diferenciais da montagem é a direção cuidadosa da estudante, “eu sinto muita gratidão por estar participando desse espetáculo com a Joana, porque ela é uma pessoa e coreógrafa incrível, ela torna tudo mais leve e isso é muito bom”.

“É sempre bom se apresentar, principalmente com amigos nossos. O espetáculo é muito bonito e sentimental, queremos fazer uma baita apresentação para todo mundo que for assistir”, conta a bailarina Larissa Borges, que convida toda a comunidade a prestigiar o espetáculo. Mais informações sobre a apresentação de ‘Ecos de Nós’ e demais produções dos alunos de Dança da UFPel podem ser encontradas nas redes sociais do curso @cad_danca.ufpel.

Evento: Espetáculo ‘Ecos de Nós’

Dia: 18 de outubro de 2024

Horário: 19h

Local: Auditório Antônio Edgar Nogueira (Colégio Pelotense), avenida Bento Gonçalves, nº 4357-4395