Enem 2023: A visão da prova a partir dos participantes e professores

A edição deste ano rendeu diversos comentários como questões ambíguas e o tema da redação

Por Marisa Campos / Em Pauta

Nos dias 5 e 12 de novembro ocorreu mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a prova rendeu diversos comentários já no primeiro dia como questões com respostas parecidas, as frases que constam nos cadernos de questões serem trechos de músicas dos Racionais e o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A visão e experiência com a  prova se torna particular para cada participante, por isso, o Em Pauta Web conversou com dois estudantes e uma professora do curso pré-vestibular Desafio, para compreender as suas perspectivas sobre o exame.

Patrik Fonseca Paz, de 21 anos, natural de Pelotas, deseja cursar bacharelado em História e foi a sua primeira vez participando do Enem.

“As questões de Linguagens e Humanas andaram lado a lado no nível de dificuldade, algumas fáceis e outras mais difíceis… porém Natureza e Matemática já achei mais difícil, até porque não é uma área que tenho domínio então achei muitas questões difíceis, fora os textos enormes que muitas vezes não agregam em nada na questão e fazem a gente perder tempo e, no enem, todo o tempo é precioso!”

E acrescenta, referente ao ser questionado sobre o deslocamento até o local de prova, fator determinante para todos os candidatos.

“O Campus Anglo que foi onde fiz a prova, não afetou tanto porque estava no apartamento do meu namorado que é meio perto de onde foi meu local de prova, mas se eu tivesse na casa dos meus pais, que é onde moro atualmente, certamente iria ser um gasto considerável com transporte tendo em vista que o local da prova é em um lugar bem distante de onde moro, penso que isso foi uma questão que pode ter impedido várias pessoas de fazer a prova já que falaram muito sobre isso nos dias anteriores a prova”

O Campus Anglo fica na rua Gomes Carneiro, 1. – Foto: Reprodução

Já Camila Pacheco, de 18 anos, natural de Bagé, também realizou a prova pela primeira vez e deseja cursar Artes Visuais ou Design Gráfico, nos conta a sua experiência: “No primeiro dia de prova, eu estava bastante nervosa e também a questão da redação, eu não estava totalmente segura sobre, mas foi tranquilo, a prova não estava muito difícil e eu sou na área de humanas, consegui me identificar melhor com algumas questões, o tema da redação também eu gostei, mas bem cansativo ao todo.”

Sobre o segundo dia, para ela foi diferente: “No segundo dia, foi horrível, nunca me senti tão humilhada naquela prova, no geral as questões estavam bem complicadas. Notei isso quando conversei com pessoas que já tiveram uma experiência com a prova em anos anteriores e observaram que realmente estava difícil.”

Camila também aborda referente ao novo ensino médio que propõe novos tipos de aula e o impacto no Enem: “Outra coisa que eu queria comentar é sobre a segunda prova em relação ao novo ensino médio, que literalmente durante esses três anos eu não vi nada além do básico, o que não tinha nada a ver com a prova e tanto que as matérias precisas foram tiradas, como: biologia, física, sociologia, entre outras. E simplesmente, agora são apenas itinerários inúteis e as mais importantes como química, história e geografia, é uma aula por semana, enquanto projeto de vida são três aulas por semana. Isso serve como um exemplo de que o ensino médio não te prepara para concurso e muito menos o Enem.”

Simone Marques, professora de Filosofia do cursinho pré-vestibular, Desafio, fala sobre a sua visão geral como professora de vestibulandos.

“Achei Ciências da Natureza e Matemática mais fáceis, haviam questões que já foram resolutivas já no próprio enunciado. Já Linguagens e Humanas achei mais complicadas, na área das humanas foram questões mais difíceis, achei artigos não muito modernos e contemporâneos, o que causa cerca dificuldade. Já o tema da redação foi crucial, muito bom, um tema forte e expansivo.”

Todo ano a edição do Enem causa diversos comentários e discussões, por ser o meio de entrada principalmente em Universidades Públicas sempre é super disputado e a experiências de cada pessoa reflete o nível da educação brasileira.