Em Rio Grande, Transpetro anuncia convênio com o CCMar para qualificação profissional

O convênio irá permitir a criação de 600 vagas pra qualificação profissional de jovens entre 14 e 17 anos.

Por Daniel Costa / Em Pauta

Fachada do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) – Foto: Daniel Costa / Em Pauta

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, esteve cumprindo agenda em Rio Grande na manhã de terça-feira (6). Acompanhado de uma comitiva de diretores da empresa e de autoridades locais, ele visitou o Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), onde anunciou um convênio que possibilitará novas oportunidades aos jovens de Rio Grande, através de cursos gratuitos de profissionalização.

“Vamos assinar o contrato somente em novembro, porém já posso anunciar que a partir de 2025 estaremos com um convênio com o CCMar, gerando 600 vagas para cursos de qualificação profissional para jovens entre 14 e 17 anos”, afirmou o presidente.

Inicialmente, o programa, chamado de “Transformar”, tem duração de 18 meses, porém, de acordo com Bacci, deverá ser ampliado após o término do período. Entre os cursos de qualificação profissional que serão ofertados, estão: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar em Operações Portuárias, Cabelereiro, Construção Naval, Movelaria, Panificação e Confeitaria, Técnicas de Agricultura e Meio Ambiente, entre outros. Ao todo, a Transpetro realizará um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

De acordo com o diretor do CCMar, Lauro Barcellos, os cursos serão ofertados a partir de 2025 e foram escolhidos a partir de uma análise do mercado de trabalho de Rio Grande. “A partir de uma análise realizada pela Furg, foi possível compreender que existem muitas vagas que não são preenchidas por falta de qualificação profissional, portanto, vamos reduzir essas demandas”, afirma.

Acompanhando a visita da comitiva, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) ressaltou que o convênio irá permitir que “essa tradicional escola de Rio Grande, que já oferece cursos em diversos setores, auxilie ainda mais os jovens”.

Os cursos serão disponibilizados de forma gratuita a partir de 2025 – Foto: Juliana Pontes