Ello: a rede social que não quer que você se torne um produto

Por Vicente Pardo

Na última terça-feira (30), a internet testemunhou o fim de uma das mais icônicas redes sociais já criadas. Pelo menos para o público brasileiro, o Orkut representou a porta de entrada de muitos para o mundo virtual e as inúmeras possibilidades de relações que estes ambientes oferecem.

Apesar de o Orkut ter encerrado suas atividades após ter caído no esquecimento de diversos usuários, o mundo das redes sociais é recheado de exemplos de sucesso. Seja com os gigantes Facebook e Twitter, que trabalham com a ideia de interfaces dinâmicas e comunicações diretas, ou com sites que lidam com nichos especiais, como o musical Last.FM ou a rede de blogs Tumblr.

Em meio a este mar de possibilidades, surge em março de 2014, nos Estados Unidos, o Ello. Com o slogan “simples, bonito e livre de propagandas”, a nova rede social apresenta-se como uma alternativa ao mundo comercial e lucrativo dos grandes sites de relacionamento da internet.

Logo do site. Foto: Reprodução (http://goo.gl/GI9UKr)

Logo do site. Foto: Reprodução (http://goo.gl/GI9UKr)

Com a ideia de que o usuário “não é um produto”, o Ello tem sua origem muito semelhante a da ferramenta criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, em 2004: os usuários só podem criar contas na rede social após receberem um convite de alguém que já faz parte da mesma. O comportamento colaborou para manter o Ello longe dos holofotes durante os primeiros meses de sua existência.

Não tratar o usuário como um produto é uma premissa que coloca o Ello em rota de colisão com o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg é a mais popular da atualidade, registrando mais de um bilhão de usuários ativos por mês em 2013. Nela, é possível observar inúmeros anúncios publicitários, todos baseados em interesses do usuário.

Deixando o lado financeiro de lado, o Ello consegue manter o que seu slogan promove. Simplicidade na transmissão de informações e beleza visual, com um layout bastante limpo. Tudo isso favorecido pela falta de propagandas. Porém, trata-se de uma rede social nova e que ainda não conhece os impactos que o mundo corporativo pode trazer para um ambiente virtual.

Rápida popularização

O Ello é um site novo, criado em março de 2014. Por mais que a internet seja um local de rápido fluxo de informações, a popularidade da rede social não demonstra um comportamento comum. O grande sucesso do Ello foi ocasionado justamente por uma controvérsia envolvendo a sua grande antítese: o Facebook.

Em setembro, o Facebook encerrou as contas de diversos usuários por estes não usarem seus nomes verdadeiros. Na contramão disso, o Ello apresenta a ideia de que uma rede social deve incentivar as interações sociais, e não diminuir o espaço de seus usuários em detrimento de políticas de negócio.  Em um manifesto, os criadores do site afirmam que “Acreditamos que uma rede social possa ser uma ferramenta para aumentar o poder. Não uma ferramenta para enganar, coagir e manipular – mas um lugar para se conectar, criar e celebrar a vida”.

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