Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe reúne milhares de pessoas em sua 32ª edição

Celebração no Santuário de Guadalupe. Foto: Danieli Schiavon/Arquivo Pessoal

Por Danieli Schiavon

Nesse domingo (22), ocorreu, no Santuário de Guadalupe – Cascata, 5º distrito de Pelotas, a 32ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. As atividades do evento, organizado pela Arquidiocese de Pelotas, começaram com a celebração de abertura, que, devido ao Ano Mariano (tricentenário do descobrimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida) aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 7h, Bairro Simões Lopes – antes, a celebração acontecia na Catedral São Francisco de Paula. As festividades seguiram com uma procissão motorizada até o santuário, onde, às 10h, ocorreu a missa de abertura.

Superando as expectativas da organização, 30 mil fiéis passaram pelo local ao longo do dia. Flávio e Liane Milach, ambos com 75 anos e coordenadores gerais do MEF – Movimento de Evangelização Familiar, responsável pela segurança do evento, afirmam que a expectativa original era que a Romaria contasse com 25 mil pessoas. Os dois, que se fazem presentes no evento há 27 anos, desde a quinta edição, comentaram que apesar das chuvas e do tempo instável nos dias que antecederam a Romaria, o público compareceu, se mostrando fiel como sempre.

Concentração do público no local. Foto: Danieli Schiavon/Arquivo Pessoal

Raquel Herrmann, 42, e Wagner Gonçalves, 45, participam do MEF, e juntamente com dezenas de outros casais, trabalham, há quatro anos – desde que foram convidados –, como voluntários na segurança do evento. “Esse ano teve mais (gente) que ano passado, porque ano passado estava chovendo”, disse Wagner, sobre o número de presentes.

Todos os anos, centenas de fiéis fazem a procissão a pé até o local, percorrendo dezenas de quilômetros, muitas vezes pagando suas promessas ou penitências. Além disso, são organizadas excursões de diversas cidades do estado, como Herval, Jaguarão, Canguçu, Bagé e, é claro, Pelotas. Crislaine Colares, católica, veio de Rio Grande e conta que, até então, nunca tinha ouvido falar a respeito do evento. “Na Romaria de Nossa Senhora de Fátima, que foi lá em Rio Grande, o Bispo anunciou que teria a Romaria de Guadalupe; Conheço a igreja, o santuário, mas eu, pelo menos, nunca tinha vindo aqui na Romaria.”. Sobre a devoção do público, acrescentou: “O pessoal deixa muitas coisas de lado, deixa de almoçar bem, por exemplo, para estar junto de Maria, estar junto da família, que é o exemplo de ser católico, de ser cristão.”.

Em Pelotas, a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe começou em 1979, quando o então Bispo diocesano Dom Jayme Chemello participou da 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano, no México. Em 1985, a Diocese questionou a criação de uma romaria anual. A proposta foi aceita e a peregrinação ocorre desde então na cidade.

A Ecosul e a Polícia Rodoviária Federal ficaram responsáveis pelo trânsito na BR-392, principalmente nos Km 85 a 89, onde a movimentação de pessoas e tráfego de veículos era mais intensa.

Cones na pista na BR-392. Foto: Danieli Schiavon/Arquivi Pessoal

Ao longo do dia, a programação contou com a benção da sala dos milagres e capela das velas, almoço partilhado, coroação de Nossa Senhora Aparecida – devido ao Ano Mariano – e benção aos romeiros e seus objetos. A cerimônia de encerramento começou às 16h30, com participação dos trabalhadores do serviço do santuário, quando o público já começava a se dispersar.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...