Desafio Pré-Universitário Popular realiza aulão sobre as edições da Copa do Mundo

A abordagem do evento tem como foco os conteúdos de história e geografia. (divulgação/Desafio)

Por Júlia Müller

Pensando em um dos assuntos mais discutidos do momento, o Desafio Pré-Universitário Popular está promovendo um aulão interdisciplinar com o tema da Copa do Mundo FIFA 2018. O evento, que irá ocorrer no próximo sábado (09/06), tem como proposta traçar uma linha histórica e geográfica dos principais acontecimentos do último século, relacionando os conteúdos com o evento mundial.

Jofh Neves, professor de História do projeto, afirma que a ideia surgiu a partir de uma discussão comum entre os acadêmicos: o futebol pode ser alienador? Pensando nisso, os colaboradores das áreas de humanas do projeto, citaram em uma roda de conversa momentos que as edições da Copa foram usadas pelos países para fins governamentais. Depois disso, o tema do aulão e os conteúdos já estavam prontos.

No próximo sábado, a ideia dos voluntários vai ser colocada em prática. Serão diversos conteúdos trabalhados, passando pela Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra das Malvinas e o Regime Militar Brasileiro. O encontro é aberto para todos os públicos, em foco nos estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no final do ano, começando às 9h na sede do Desafio, na rua Tiradentes esquina com Félix da Cunha – prédio Salis Goulart.

O Desafio Pré-Universitário Popular é um projeto estratégico ligado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo ações de incentivo ao pensamento crítico, pertencimento político e consciência cidadã. Este ano, completa 25 anos e possui um grupo superior a 50 voluntários, dispostos a atender a população de baixa renda e oferecendo uma educação de qualidade.