Conheça o projeto “Português para estrangeiros”

O projeto oferece aulas gratuitas para estudantes estrangeiros de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas

Por Amanda Kuhn

O projeto dá oportunidade de aprendizado da língua portuguesa a alunos da UFPel. Imagem: Divulgação.

O projeto de ensino “Português para Estrangeiros” é um programa institucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criado há dois anos. O principal objetivo é de oportunizar aos alunos estrangeiros da UFPel, de graduação e pós-graduação, a familiarização com a língua portuguesa.

São oferecidos cursos semanais, de forma gratuita, para todos os alunos estrangeiros. As aulas ocorrem nas quartas-feiras, das 19h às 21h e aos sábados, das 9h às 12h, no Campus Anglo, localizado na rua Gomes Carneiro, 1, durante todos os semestres. Nas quartas, as aulas são voltadas para a familiarização com a língua portuguesa (produção, leitura de textos) e aos sábados, é feito um preparatório para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

Segundo a diretora do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e coordenadora do projeto, Vanessa Damasceno, “o projeto surgiu com o objetivo de atender esses estrangeiros que optam por vir estudar na nossa universidade, para nossa língua não ser um empecilho, não ser uma barreira”, afirmou Vanessa.

O curso pode ser feito por qualquer aluno estrangeiro da universidade e conta com a participação de bolsistas que fazem parte do projeto. Além disso, também é ofertado um curso de aspectos da cultura brasileira e atividades culturais, com o objetivo de aproximar eles com a língua e com a cultura do nosso país.

Devido a procura, o projeto também oportuniza aos estrangeiros que estão morando na cidade de Pelotas, que não possuem vínculo com a UFPel. “É uma maneira da UFPel, da universidade pública contribuir com a sociedade, trazer a sociedade para dentro da universidade, fazer essa ponte, que é agir e interagir com a sociedade”, acrescentou Vanessa.