Conheça as etapas para se tornar um doador de sangue em Pelotas

Em seus mais de 20 anos de atuação, o Hemocentro Regional de Pelotas é referência para hospitais e centros de saúde de 23 municípios da região Sul.

Por Renata Ávila / Em Pauta

 

Imagem de um dos recados no mural da Sala do Lanche do HemoPel escrito “Hoje é um ótimo dia para salvar vidas”. (Foto: Bruna Farias)

 

Um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. A doação de sangue é um hábito importante e benéfico para a sociedade, em menos de 15 minutos é possível ajudar e trazer esperança a diversas pessoas. Na região sul, o Hemocentro Regional de Pelotas, conhecido como HemoPel, atende a 23 municípios da região e, além das doações de sangue, presta o acompanhamento a pessoas que convivem com a hemofilia — doença que afeta a coagulação do sangue — e realiza transfusões de sangue.

Mesmo sendo um procedimento totalmente seguro, várias pessoas ainda têm dúvidas sobre as etapas realizadas antes e após realizar a coleta. Caso deseje doar sangue, o possível doador deve ir até o Hemocentro ou, então, ao banco de sangue de algum hospital, portando um documento oficial com foto, e realizar seu Cadastro do Doador, no qual vão estar presentes seus dados pessoais. Após realizar seu cadastro, ele é encaminhado para a triagem, onde seus sinais vitais serão verificados e uma entrevista será realizada para verificar as condições de saúde do possível doador, seus hábitos de vida e se ele está capacitado ou não para realizar a doação. 

Estando apto, ele é encaminhado para a sala da coleta para que o sangue seja coletado. O procedimento dura de seis a 12 minutos e é coletado, em média, 470 ml de sangue. Depois de realizar a sua doação, o doador é direcionado a sala do lanche para se alimentar, reidratar e observar se terá alguma reação para seguir com as suas atividades diárias.

Todo esse processo já é familiar para a doadora Mara Regina Machado, que começou a doar em 2017 após a suspeita de um câncer de mama. “Eu prometi para mim mesma que se eu ficasse bem, a partir daquele momento eu ia começar a doar sangue sempre que possível. No início, eu tive um pouco de medo, alguns anos atrás eu já tinha tentado doar, porque eu sou tipo O- (negativo), né? Então, sei que tem bastante procura, depois eu comecei a doar, é super tranquilo e nunca mais parei”, conta a doadora.

Imagem da doadora Mara Regina Machado realizando sua doação. (Foto: Bruna Farias)

Para manter os estoques do Hemocentro seguro e sem pedidos de doações urgentes, o ideal seria de que, no mínimo, 50 doações de sangue fossem realizadas diariamente, o que, infelizmente, não é a realidade. Segundo a assistente social do Setor de Captação do HemoPel, Marcia Lages, um dos grandes fatores para que esse número de doações diárias não seja alcançado são os mitos em torno da doação de sangue, “nós temos mitos que falam que a pessoa que doa uma vez tem que doar sempre, então já ficam com medo de fazer essa primeira doação. Existem mitos também que o sangue afina, o sangue engrossa, então, isso tudo não é comprovado cientificamente, são mitos mesmo, mas que realmente são muito fortes”, relata Marcia.

Além das condições básicas para realizar a doação de sangue, como ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e ter tido uma noite de sono de, no mínimo, 6 horas, o Professor Enfermeiro Coordenador de Enfermagem do HemoPel, Itamar Barcelos Peres, pontua outros fatores são essenciais para que a doação seja realizada com sucesso: “Uma boa ingestão hídrica, tomar bastante água. Isso é bom para a saúde do ser humano de forma geral, mas principalmente no que diz respeito à doação de sangue é fundamental. Ter se alimentado num período no máximo de 4 horas anteriores. Não estar em jejum, isso é muito importante para evitar que o doador passe mal. Quanto ao uso de medicamentos, existem alguns medicamentos que contra-indicam a doação de sangue. Então, é importante que o doador, quando venha ao Hemocentro, ele traga consigo essa relação de medicamentos que estão em uso”, explica o enfermeiro.

O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3288-9193, pelo WhatsApp (53) 98156-1209 ou pelo Instagram do HemoPel (@hemocentroregionaldepelotas).

Comentários

comments

Você pode gostar...