CLC 40 anos: entrevista com Daniel Coelho da Silva

O secretário do CLC, Daniel Coelho da Silva, ocupa essa função há 11 anos e gosta de auxiliar os alunos com suas dúvidas.

Por Carolina Soares / Em Pauta

Daniel exercendo sua função na sala do colegiado. (Foto: Carolina Soares)

No dia 13 de agosto, o Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas celebrou os 40 anos dos cursos de Letras e os 14 anos do curso de Jornalismo com muita música, muitos encontros e um momento especial para recordar os bons momentos dentro da instituição.

Exercendo sua função entre documentos e acolhimento dos alunos, Daniel Coelho da Silva é o atual secretário do Centro de Línguas e Comunicação (CLC), função que ocupa há 11 anos com muito comprometimento. Graduado em Letras, Daniel tem se destacado por sua atuação na organização de atividades acadêmicas e administrativas.

Confira a entrevista completa:

Como você ingressou no CLC?

Por concurso público, em meados de 2013.

Existe algum professor ou colega que teve um impacto significativo na sua carreira?

Tem sim, Cristiane Guidotti. É a minha esposa, eu conheci ela aqui.

Durante o curso, houve algum momento em que você pensou em seguir um caminho profissional diferente?

Já me surgiu, me ocorreu a possibilidade de troca, mas não.

Quais habilidades adquiridas no CLC você considera essenciais para a sua vida profissional hoje?

Atendimento ao público. Eu já atendi público em outros empregos, mas aqui foi um contato mais próximo, é um atendimento mais demorado, na maioria das vezes. E aprendi a lidar melhor com as pessoas. Cada problema individual de cada aluno precisa de atenção.

Existe algum conselho que você gostaria de ter recebido durante sua jornada no CLC?

Ter empatia pelas pessoas, eu acho que é muito importante, que o pessoal precisa de ajuda. Hoje em dia com alunos aqui, tem pessoal de várias realidades e a gente fica conversando e tal, ter esse carinho com cada um.

Quais são suas maiores conquistas profissionais até o momento e como o CLC contribuiu para isso?

Eu sou realizado profissionalmente, assim, porque não sofro para vir trabalhar, sabe, e ter contato com a parte burocrática, que não é tão legal, mas a parte de atendimento, de ajudar o pessoal que está com dificuldade, assim, dentro da minha alçada, eu acho que isso é bem gratificante.

Tem observado alguma mudança dentro da universidade nesses últimos tempos?

Eu acho que está se encaminhando sozinho. O pessoal do TI, estão adaptando o Cobalto e para a nossa forma de trabalho está ficando cada vez mais fácil e mais dinâmico. Não tenho grandes sugestões, porque acho que o pessoal tem uma visão boa. O sistema está ficando mais intuitivo e equipado para o que a gente trabalha, então profissionalmente está bem legal.

Almeja alguma mudança dentro da tua carreira dentro da universidade?

Acredito que um outro concurso para um cargo melhor, mas em relação ao trabalho, eu tô confortável. Faz 11 anos que eu tô aqui e não enjoei, o ambiente é acolhedor e tranquilo.