Centro Acadêmico Ferreira Vianna completa 100 anos

O CA da Faculdade de Direito está promovendo uma série de debates e exposições para comemorar o centenário. Foto: CCS/UFPel

Por Júlia Müller

Um dos Centros Acadêmicos mais antigos do país completa 100 anos na próxima semana. O CA Ferreira Vianna, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), irá realizar um evento de quatro dias para celebrar o centenário, expondo o acervo de documentos e recebendo antigos membros para rodas de conversa.

Diferente de outros cursos da Instituição, muitos professores que faziam parte do Centro Acadêmico retornaram a Faculdade de Direito para lecionar. Como é exemplo do professor e ex-candidato a prefeitura Matteo Rota Chiarelli e o vice-diretor da Faculdade, Pedro Moacyr. Além da integração dos antigos membros com os alunos, o objetivo do evento é reviver as memórias do CAFV e trazer pessoas que possam contar a história dele, expondo a importância política que o Centro tem e continua tendo em meio a população pelotense, como explica o aluno Juliano Barreto.

Criado em 1918, o Centro Acadêmico Ferreira Vianna completa 100 anos no dia primeiro de junho. O evento é realizado pelos próprios alunos membros do Centro, que organizaram o acervo de documentos para expor nos corredores do prédio da Faculdade de Direito. Dentre os documentos que serão expostos, estão a cópia da carta enviada por Che Guevara em visita a Punta del Este e ofícios da época do regime militar brasileiro (1964 – 1985).

Os encontros para debate irão ocorrer no Salão de Atos, auditório da Faculdade, localizada na rua Três de Maio, 1571. Também, antigos membros interessados em dialogar com os alunos podem entrar em contato com o Centro Acadêmico. Confere a programação completa: