Cem vezes Roger Federer

Por Luís Artur Janes Silva

No sábado (2), os amantes do tênis acompanharam com atenção redobrada a decisão do ATP 500 de Dubai. Esta final merecia o acompanhamento especial porque reunia dois grandes jogadores, mas também porque a possível conquista do troféu máximo por um dos envolvidos na partida, permitiria que este tenista chegasse ao seu centésimo título. Foi neste contexto que o grego Stefanos Tsitsipas enfrentou o suíço Roger Federer. A vitória de Roger, que triunfou em sets seguidos (6-4, 6-4), permitiu que conquistasse o centésimo caneco de sua carreira, tornando-se o segundo tenista a entrar no rol das conquistas centenárias no esporte.

Federer vence em Dubai e conquista o centésimo título na carreira. Imagem: Karim Sahib/AFP

Gênio incontestável do tênis, Federer obtém mais uma láurea, que confirma a sua carreira maiúscula. Com 37 anos de idade e duas décadas de serviços prestados ao esporte, Roger chega ao título centenário 18 anos após vencer o primeiro campeonato, conquistado em Milão, no ano de 2001. Depois disto, Federer emendou uma sequência de títulos, que incluem 20 Grand Slams, 27 Masters 1000, 6 Masters Cup (ATP Finals), 1 Copa Davis (2014) e uma medalha de ouro olímpica em duplas (Pequim – 2008). Além disso, o suíço é o tenista que ocupou por mais semanas a liderança do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). São 310 semanas ocupando o topo, sendo 237 consecutivas.

O ATP 500 DE DUBAI

Disputado desde 1993, o ATP 500 de Dubai reuniu 32 tenistas. Dentre os participantes do campeonato nesta temporada, cabe destacar a presença de Gael Monfils, Marin Cilic (Top 10), Borna Coric, Tomas Berdich, Kei Nishikori (Top 10 e cabeça de chave número um do torneio), Roberto Bautista Agut, Nikoloz Basilashvili, Karen Khachanov e Milos Raonic.

O torneio da Península Arábica vem sendo dominado por Roger Federer desde 2003. O tenista suíço, conquistou oito canecos desde então (incluindo 2019) e mais dois vice-campeonatos. Roger é seguido por Novak Djokovic, que venceu em quatro ocasiões.

O JOGO FINAL

No primeiro set, Federer começou agressivo e devolvendo dentro da quadra os saques de Stefanos Tsitsipas, quebrando o serviço do grego logo no primeiro game. Quebra de serviço que fez falta ao suíço no encontro anterior entre os dois tenistas, ocorrido nas oitavas de final do Aberto da Austrália. Naquela partida, em quatro sets, Federer não conseguiu quebrar o serviço de Tsitsipas e acabou sendo derrotado. Em Dubai, num jogo equilibrado, o suíço teve dificuldades no décimo game da parcial, quando teve que melhorar o nível de seu saque para fechar o set.

No segundo set, Federer foi eficiente na devolução dos saques de Tsitsipas e, no nono game do set, conseguiu a quebra que escancarou o caminho da vitória, confirmada no game seguinte. Prêmio para Federer, que antes de garantir o troféu, havia passado pelo alemão Philipp Kholschreiber (2×1), o espanhol Fernando Verdasco (2×1), o húngaro Marton Fucsovics (2×0) e o jovem croata Borna Coric (2×0), nas semifinais.

Após a histórica vitória, Federer subiu da sétima para a quarta posição no ranking mundial do tênis. Enquanto isso, o ascendente grego Stefanos Tsitsipas, entrou no rol dos dez melhores do mundo, ocupando a décima posição na lista de jogadores da ATP. Além disso, Federer começa a “perseguição” ao estadunidense Jimmy Connors, o tenista que tem mais títulos na história do esporte das raquetes (109 conquistas).

 

Comentários

comments

Você pode gostar...