Cartinhas para Noel

por Aline Vohlbrecht Souza

Então é Natal! O que você gostaria de ganhar de presente? Se você já foi criança um dia certamente já escreveu uma cartinha para Papai Noel dizendo que se comportou muito bem, passou de ano, não brigou com seus irmãos, obedeceu aos seus pais. Enfim, usou de muitos argumentos para convencer o “bom velhinho” de que você merece ganhar um presente. Mas, infelizmente nem todas as crianças vivem esta realidade.

Pensando nisso, a escola estadual Ginásio do Areal realiza há três anos o projeto “Cartinhas para Papai Noel”. Segundo a professora Janaína dos Santos, a iniciativa tem o objetivo de atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.  Além de estimular a redação de cartas manuscritas, a campanha incentiva a solidariedade da comunidade escolar.

O sucesso do projeto “Cartinhas para Papai Noel”

A “árvore de Natal” na sala dos professores

Durante o ano letivo são trabalhados com as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, conteúdos que envolvem o processo de leitura e escrita de diversos gêneros textuais e com a proximidade do mês de dezembro, os alunos são incentivados a trocarem cartas entre si. A partir deste contexto, os professores começam a abordagem da magia do Natal, onde são trabalhadas questões relacionadas ao imaginário e reflexão sobre o real sentido da data.

Depois de produzidas, as cartinhas são enviadas ao Papai Noel, ou seja, ficam disponíveis na árvore de Natal da escola, localizada na sala dos professores. Os membros da comunidade escolar são convidados a apadrinhar um aluno e quando ainda restam algumas cartinhas, um grupo de professores se encarrega de dar um novo destino a elas. Quando a demanda é muito grande, a escola contribui, tudo para garantir que nenhuma criança fique sem presente.

Alunos da escola Ginásio do Areal escrevem cartas manuscritas

Alunos da escola Ginásio do Areal escrevem cartas manuscritas

Escrever é sempre uma experiência libertadora, através das palavras podemos expressar emoções e sentimentos, como o menino Gabriel de 8 anos. Ele relata em sua cartinha que neste ano teve muitas dificuldades na escola, mas que conseguiu superá-las e está aprovado. Para ele, Papai Noel existe dentro do coração das crianças. Seu pedido? Como a maioria das crianças, não fugiu à regra, quer brinquedos.

Segundo a professora Janaina há dois anos ele escrevia em suas cartinhas as dificuldades que enfrentava em casa: “Percebi que através das cartas muitas crianças colocavam para fora sentimentos muitos diversos e isso não tem preço”.

Os pedidos de Gabriel foram desde alimentos, roupas, um chinelo novo, pois sempre ganhava coisas usadas, até voltar a viver com seus irmãos e sua mãe. Sua história emocionou a professora: “Essa cartinha foi adotada por mim e minha família, nos unimos e o Papai Noel entregou tudo o que ele pediu. A carinha dele até hoje me faz chorar ao lembrar. Sei que não modifiquei sua realidade, mas tenho certeza que hoje ele acredita em alguma coisa boa, e se formos bons, boas coisas acontecem”. Ele e os irmãos voltaram para mãe e atualmente todos estudam na escola.

Na última sexta-feria (18), a escola realizou a sua festa de Natal e encerramento do ano letivo, que contou com apresentações dos alunos para os pais e professores e Papai Noel com seus presentes, foi o convidado mais esperado.

Comentários

comments

Você pode gostar...