Medicina dedicada a quem precisa dela

Médico João Francisco Neves da Silva de 80 anos recebeu homenagem por dedicação a projetos sociais e atendimento a comunidades carentes

Por Gabriele Brittes / Agência Em Pauta 

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Pelotas. Foto: Fernanda Tarnac/divulgação/Em Pauta

Na segunda-feira, 21 de agosto, a Câmara Municipal de Pelotas, através da Comissão de Saúde, realizou uma Reunião Pública em condecoração ao aniversário do Dr. João Francisco Neves da Silva que completou 80 anos. O médico recebe a homenagem aos serviços prestados à comunidade e empenho em ações sociais.

João Francisco Neves da Silva carrega em sua trajetória uma extensa bagagem de trabalho voltado para a área social, entre elas a participação na criação do Sistema Único de Saúde e assistência pelo país inteiro através do ‘Projeto Rondon’.

 

O médico pediatra ressalta que a escolha da profissão deu-se devido a uma complicação de saúde quando tinha apenas 1 ano de idade onde da mesma forma que foi curado, queria poder retribuir essa ajuda para a população.

“Minha preocupação não era o consultório médico, e sim, a área pública, com atendimento as pessoas mais carentes. Fiquei vinculado ao projeto ‘Rondon’ durante seis anos e tive a oportunidade de conhecer o Brasil inteiro mas, principalmente poder atuar naquelas comunidades mais carentes, desde as aldeias indígenas até a vilinha menor e, isso fez de mim, acredito, uma pessoa muito voltada para a comunidade. Em Tenente Portela fui Médico-chefe concursado do Estado do posto de saúde, em Uruguaiana também Médico-chefe da Unidade Sanitária e Secretário de Saúde Municipal em Uruguaiana, vim para Pelotas e ajudei a implantar a municipalização da saúde. Então, eu sou um profissional que teve a oportunidade de trabalhar desde o postinho até a gestão. Hoje em dia, estou ajudando no nosso Hospital Espírita, sou vice-diretor médico e sempre gostei de trabalhar na área social. Isso me fez uma mistura de médico e assistente social, e tenho muito orgulho e satisfação em conseguir ajudar as pessoas e ao mesmo tempo, realizar um sonho” concluiu o Dr. João Francisco Neves da Silva.

Doutor Neves recebe comprimentos. Foto: Fernanda Tarnac/divulgação/Em Pauta

 

O proponente da homenagem, o vereador Rafael Amaral (PP), reforçou sobre a história e desempenho do homenageado com o trabalho comunitário. Ele salienta. “Dr. Neves é um médico diferente porque a atuação dele como médico, é sempre voltada para o social. E fora isso, ele foi provedor da nossa Santa Casa de Pelotas e as pessoas não sabem mas, o provedor não ganha um centavo para o cargo e põe todos os seus bens á disposição. Então, hoje nós estamos prestando homenagem não somente ao médico, ao gestor, ao social mas, ao grande ser humano que ele é” – ressaltou o vereador.

Já o presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Marcos Ferreira- Marcola (União Brasil), acentua sobre a importância do reconhecimento dos trabalhos realizados por Dr. Neves em benefício a população. “Estamos muito contentes de presidir a comissão, fazer essa homenagem ao Dr. Neves que é uma referência não somente na área da saúde, como na área social. É importante realizarmos essa homenagem para essa pessoa que tanto dedicou sua vida para a nossa cidade, de modo especial, para a saúde.” Complementa o vereador.

Vereadores entregam homenagem. Foto: Fernanda Tarnac/divulgação/Em Pauta

Para acompanhar a Reunião Pública e os trabalhos realizados na Câmara Municipal de Pelotas, basta acessar as mídias sociais do Legislativo Pelotense e acompanhar as transmissões através dos canais 16 da NET e 21.2 da TV aberta.

Comentários

comments

Você pode gostar...