Brasil vira e respira nas eliminatórias

Com a vitória sobre o Chile, seleção brasileira sobe para a quarta colocação das eliminatória sul-americanas.

Por Antonio Berndt

Nesta quarta (10), em um jogo morno, a Seleção Brasileira venceu o Chile de virada por 2 a 1, em Santiago, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os gols do Brasil foram marcados por Igor Jesus e Luiz Henrique, coincidentemente os dois atacantes do Botafogo-RJ. Eduardo Vargas foi o autor do gol da seleção chilena.

Com o resultado, o Brasil terminou o primeiro turno das Eliminatórias na 4ª posição com 13 pontos em 9 jogos. Ao todo neste primeiro turno foram 4 vitórias, 4 derrotas e 1 empate, tendo feito 11 gols e sofrido 9. O Brasil volta a campo na próxima terça contra a seleção peruana.

Igor Jesus comemora primeiro gol em estreia pela seleção – Foto: Rodrigo Arangua/AFP

O jogo

A seleção brasileira teve um início de partida complicado, enfrentando um gol adversário logo nos primeiros momentos. Com apenas um minuto em campo, Eduardo Vargas balançou as redes com um cabeceio após um cruzamento vindo da direita, colocando o Chile à frente no marcador. Logo depois do gol, a seleção chilena se fechou e procurou defender o placar a todo custo.

Apesar da alta posse de bola, o Brasil encontrava dificuldades na criação de chances de gol, não tendo variedade e ousadia nas jogadas. Mesmo com esse cenário, a seleção brasileira aos 44 minutos empatou o jogo. Savinho fez uma excelente jogada pela ala direita, realizando um cruzamento para Igor Jesus, que, ao cabecear, conseguiu igualar o jogo, estabelecendo o resultado em 1 a 1 ao término do primeiro tempo.

No segundo tempo, o cenário do jogo não mudou do primeiro tempo. O técnico do Brasil, Dorival Júnior, fez alterações no intervalo, mas o jogo seguiu na mesma toada. A seleção brasileira seguia com a posse da bola e sem criatividade, com passes para o lado e para trás. Já a seleção chilena não oferecia perigo algum, parecendo gostar do placar.  

O Brasil marcou um gol aos 6 minutos por Raphinha, em jogada individual, anulado por impedimento do atacante. Aos 43 minutos, Luiz Henrique garantiu a vitória após belo passe de Bruno Guimarães, mantendo a seleção na zona de classificação para a Copa.

Brasil vence o Chile de virada – Foto: Rodrigo Arangua/AFP

Pós Jogo

Após a partida, a comissão técnica e os jogadores, demonstraram alivio e felicidade após o jogo.

Em entrevista coletiva, o técnico do Brasil, Dorival Júnior, destacou que o processo de renovação é difícil e que a seleção estará forte na Copa de 2026: “Uma renovação não é simples. Hoje, tínhamos quatro jogadores que finalizaram a última partida da Copa e isso tem um peso considerável. Não estamos com a estrutura que foi montada para a Copa anterior. Isso dificulta um pouco mais esse encontro de equilíbrio com a jovialidade dos meninos, além da experiência de alguns. Essas oscilações acontecem por isso e continuarão acontecendo, temos que ter paciência. Teremos equipe muito forte daqui a dois anos, mas passaremos algum aperto até lá

Estreando com gol pela seleção, o atacante Igor Jesus, demonstrou felicidade e exaltou o desempenho dos companheiros: “É um momento de muita felicidade poder contribuir dentro de campo, fazendo o gol, lutando do começo ao fim, parabenizar a equipe também, que deu o seu melhor em todos os momentos. É continuar trabalhando porque temos um jogo importante agora contra o Peru e temos que vencer também, é muito importante para a gente.”

Marcando pela primeira vez pela seleção, o atacante Luiz Henrique, acredita que o momento ruim vai passar: “Essa camisa aqui representa muita coisa, um sentimento muito grande para a gente. Sabemos de tudo que está acontecendo, mas vamos mudar. Estamos começando. É o primeiro passo essa vitória.”

Técnico Dorival Júnior durante a partida – Foto: Rodrigo Arangua/AFP

Comentários

comments

Você pode gostar...