Brasil vai mal e conquista apenas uma medalha no Mundial de Judô

Beatriz Souza durante a competição de Equipes Mistas. Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br/CBJ

Por Roger Vilela

No Mundial de Judô de 2018, realizado em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 20 e 27 de setembro, o Brasil decepcionou e conquistou apenas uma medalha de bronze. É o pior resultado desde 2009, ano em que os brasileiros não subiram nenhuma vez ao pódio. Na edição anterior, de 2017, o país conquistou cinco medalhas: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.

A única medalha do Brasil na competição foi conquistada pela judoca brasiliense Érika Miranda, que levou o bronze na categoria meio-leve (até 52 kg) ao derrotar a também brasileira Jéssica Pereira. Foi a quinta vez que a atleta subiu ao pódio em mundiais. Com essa medalha, Érika soma quatro bronzes e uma prata.

Para esta edição, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou 22 atletas para representar o país. Entre eles, os medalhistas olímpicos Rafaela Silva, Mayra Aguiar, Ketleyn Quadros e Rafael Silva, o Baby. Dos 22, sete judocas são da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, a Sogipa.

No dia 22, Rafaela Silva, atual campeã olímpica na categoria leve (até 57 kg), foi derrotada na estreia pela atleta canadense Jessica Klimkait, número 10 do mundo. No tempo normal, a luta acabou empatada, com duas punições para cada lado. Nos segundos finais do Golden Score, Klimkait venceu a luta com waza-ari. Rafaela voltou ao tatame nesta quinta, 27, para o Mundial por Equipe Mistas.

Na terça-feira, 25, a gaúcha Mayra Aguiar, perdeu a oportunidade de se tornar a primeira judoca brasileira, entre homens e mulheres, a vencer três vezes o título mundial. Campeã em 2014 e 2017, Mayra foi derrotada pela chinesa Zhenzhao Ma, nas oitavas-de-final da categoria meio-pesado (até 78 kg). A atleta da China venceu com um waza-ari, marcado faltando um minuto para o fim da luta.

No campeonato de Equipes Mistas, realizado no último dia de competição, o Brasil terminou em sétimo lugar. Na estreia, os brasileiros venceram os cubanos por 4 a 3, mas foram vencidos pelos franceses nas quartas. Na repescagem, a equipe brasileira perdeu para os alemães. No mundial de 2017, realizado em Budapeste, na Hungria, o equipe mista do Brasil conquistou a medalha de prata.  

O balanço final do Brasil na competição foi: uma medalha de bronze com Érika Miranda, no meio-leve, três quintos lugares com Jéssica Pereira (Meio-leve), Daniel Cargnin (Meio-leve) e Maria Suelen Altheman (Pesado) e dois sétimos lugares, um com Eric Takabatake (Ligeiro) e outro com a equipe mista.

O judô brasileiro retorna aos tatames do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), no Grand Prix de Cancún, no México, que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Comentários

comments

Você pode gostar...