Atividades de Lazer e Integração movimentam a Terceira Idade
Por Francine Dias
Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso e nada melhor do que escrever algo com dicas e sugestões voltadas a eles. Fundada em 13 de setembro de 1970, a Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas (ABAPP) oferece várias atividades de lazer e integração a seus associados.
Conforme o vice-presidente, Wilson Deluce, ao assumir o comando da associação não existiam essas atividades. Com a intenção de obter reconhecimento e visibilidade, assim como oferecer oportunidades de lazer, integração e aprendizado aos associados, foram criadas tais ações. “Há uns sete anos atrás, quando assumimos, não tínhamos dois mil associados, mas a partir da implantação dos serviços e atividades de lazer, hoje calcula-se cerca de 16 mil membros”, relata.
Desde então, são ofertadas aulas de tricô, ginástica, dança de salão, bordado, crochê, pintura de tecido, alfabetização, computação, jogo de dama, grupo de convivência lazer e viver e disponibilizam uma ampla biblioteca. Também são prestados serviços de consultas médicas, tratamento dentário, consultas jurídicas, curativos de emergência, verificação de pressão arterial e aplicações de injeções (conforme receita médica).
Para associar-se, basta levar uma foto 3X4 atual, carteira de identidade, CPF e o comprovante de aposentado ou pensionista. A mensalidade custa R$16,00.
O endereço fica na rua Almirante Barroso, nº1570, nº1576 e nº1582. Os horários de atendimento são das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
Para mais informações ligue (53) 3222-2961 ou acesse o site: WWW.abapp.com.br
Atividade Física na Terceira Idade
Um grande aliado na prevenção e retardamento do processo de envelhecimento é o cuidado com a alimentação e o exercício físico.
Exercitar-se faz bem e traz benefícios para qualquer idade. Todos desejam viver muito, mas com saúde, por isso, além de uma boa alimentação, é necessário praticar alguma atividade física.
A professora de Educação Física Giane Silveira fala que com o passar dos anos as pessoas perdem massa muscular, flexibilidade, força e equilíbrio, ou seja, ocorrem muitas mudanças, tanto nas funções orgânicas quanto nos diferentes sistemas do organismo. Sendo assim, manter-se ativo é um dos principais processos para ter longevidade.
Conforme Giane, as aulas de ginástica na Abapp são divididas em seis turmas (três na parte da manhã, três na parte da tarde), sendo que cada uma delas tem cerca de 50 alunos inscritos. “Durante as aulas passo exercícios de alongamento, fazemos brincadeiras, trabalho com o fortalecimento, sempre frisando muito sobre a alimentação correta. Na terceira idade as pessoas