Abertas inscrições para intercâmbio na Colômbia

Por Jean Carlo dos Santos

As vagas para a graduação-sanduíche, modalidade de ensino em que o estudante realiza parte de seus estudos em uma universidade estrangeira, somam 14 ao total e são distribuídas em 10 universidades colombianas, sendo 12 dessas vagas integrais e apenas 2 parciais. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (03) e podem se candidatar alunos de graduação e tecnólogos da UFPel de todas as áreas.

Os estudantes devem possuir média igual ou superior a 7,0 e com aproveitamento de 80% , além de ter entre 20% e 80% do curso concluído. Os interessados devem entregar formulários e documentos na sede da CRInter (Coordenação de Relações Internacionais), que fica na Rua Lobo da Costa, 859. Os pré-requisitos, além da documentação, constam no edital retificado para as bolsas na Colômbia e ele pode ser acessado através do link.

As universidades que fazem parte do programa são: Universidad Tecnológica de Pereira, a Corporación Universitária Minuto de Dios (Uniminuto), Girardot y Zipaquirá, Cundinamarca, Universidad Francisco de Paula Santander, Universidad Popular Del César, Universidad de Ibagué, Universidad de Ciências Aplicadas y Ambientales (UDCA), Universidad Libre, Universidad de La Sabana, Corporación Tecnológica de Bogotá, a Universidad de Nariño e a Universidad Autónoma del Caribe. Apenas a Corporación Tecnológica de Bogotá oferece vagas parciais, com auxílio transporte e alimentação, enquanto que as outras universidades oferecem bolsas integrais, com auxílio transporte, alimentação e moradia.

O estudante da UFPel, Leonardo Agrello Madruga, em declaração ao CCS (Coordenação de Comunicação Social), contou sobre sua experiência no seu intercâmbio na Colômbia: “A oportunidade de haver participado do programa de intercâmbio para a Colômbia foi incrível e surpreendente nos mais diversos aspectos. Até as vésperas do final do período de inscrições eu não havia pensado no país como destino, apesar de sempre ter pensado em participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional”.