Associação Brasil Futsal estreia com vitória na Série Bronze do Estadual
Por Luís Artur Janes Silva
No sábado (27), a Associação Brasil Futsal (ABF), surgida no ano de 2018, fez a sua estreia no Campeonato Estadual da Série Bronze, organizado pela Liga Gaúcha, entidade criada em 2017 e que promete acabar com o monopólio da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), no gerenciamento do futebol das quadras do nosso Estado. Alguns apostam que a Liga acabará com a relevância da FGFS. O Brasil das quadras, que conta com a simpatia da torcida Xavante, mas não é chancelado pela diretoria do rubro-negro dos gramados, iniciou a sua caminhada contra a Associação Atlética Alta Tensão Futsal (ATF), de Santa Vitória do Palmar. A vitória da ABF por 5 a 4, refletiu o equilíbrio da partida.
O JOGO
Mesmo com o tempo nublado de sábado, o público compareceu em boa quantidade ao complexo esportivo do DC Esportes, próximo a Estação Rodoviária de Pelotas. E este torcedor foi brindado com uma boa partida de futsal, com a movimentação costumeira do esporte e chances de ambos os lados. A emoção foi constante e o rubro-negro de Pelotas soube segurar a equipe de Santa Vitória.
A Associação Brasil contou com alguns jogadores que já atuaram no futebol de campo e que deram contribuição importante no andamento da partida. Casos de William Bicca, Gabriel Lima, Juninho Adams e Madalena, ex-atletas do Grêmio Atlético Farroupilha. A ATF também tinha seu ex-jogador de futebol de campo, o camisa 8, Gleisson, o melhor em quadra.
Na primeira etapa, a ATF teve mais posse de bola, criou chances, mas esbarrou na estupenda atuação do goleiro da ABF, Fabiano, que impediu que a equipe de Santa Vitória fizesse mais que um gol. Enquanto isso, a Associação Brasil foi mais efetiva, aproveitando-se dos chutes de média distância e marcando três gols.
No segundo tempo, a ATF voltou com tudo, dominando a primeira metade desta etapa. Sob o comando de Gleisson, o time de Santa Vitória manteve um enfrentamento igual com a ABF, embora não tenha conseguido comandar o placar geral, ainda assim, venceu a etapa derradeira (2×3). A ABF conseguiu equilibrar as ações após a entrada do pivô Cristiano, que na base da imposição física, incomodou a defensiva da ATF, fazendo a Associação Brasil voltar a ter possibilidades de comandar o jogo.
Além de Cristiano, os outros destaques da ABF, foram o regular fixo Charles, que anotou dois gols e o goleiro Fabiano. Na equipe de Santa Vitória do Palmar, além de Gleisson, o camisa 5, o capitão Dias, jogou em bom nível. Cabe salientar que, os outros tentos da ABF foram marcados por Gabriel Lima (2) e Juninho Adams. Enquanto isso, Gleisson foi o artilheiro único da ATF, autor dos quatro gols da equipe.
A Associação Brasil Futsal volta a atuar no sábado, dia 04 de maio, quando enfrentará o Esporte Clube Pelotas, no mesmo DC Esportes, mas com mando de quadra do áureo-cerúleo, que conta com Daniel Carvalho no seu elenco.