Aluna da FURG levanta abaixo-assinado pedindo o aumento de viagens diárias na travessia aquaviária entre Rio Grande e São José do Norte

No momento, 400 assinaturas foram reunidas e serão levadas ao Ministério Público 

 

Por Marianna Bertoldi / Em Pauta

Horários das lanchas estão reduzidos desde 2020. / Foto: Marianna Bertoldi

Desde o final do mês de fevereiro de 2023, a aluna Luana Ferreira, do curso de Letras Português/Espanhol, pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG), vem levantando assinaturas de pessoas que utilizam o transporte aquaviário para realizar a travessia entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte.

Na última sexta-feira, o abaixo-assinado contava com 400 assinaturas e, em breve, será encaminhado ao Ministério Público para dar andamento ao pedido de inclusão de mais três horários de travessia no cronograma da empresa. São eles os horários de lancha: 06h30min em virtude dos estudantes da FURG, às 12h30min e às 17h30min.

Em julho de 2021, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou o aumento da tarifa da passagem para R$5,50, o que fez com que os usuários do transporte se reunissem em manifestação em ambos municípios. Este valor segue em vigor até hoje, em 2023.

Esta não é a primeira vez que a estudante nortense vai atrás de medidas de melhoria no transporte público. “Eu já fiz um primeiro abaixo-assinado para conseguir a lancha das 23h – em 2022 – e consegui junto à Metroplan, TransNorte e a prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig”, conta Luana. 

Até a pandemia, as lanchas operavam a cada meia hora. Atualmente, a travessia é feita pela empresa TransNorte, que desde de 2020, reduziu o número de viagens de lancha por dia. Aos domingos, por exemplo, há o tempo médio de 2h entre cada lancha de passageiros. 

Lanchas superlotadas e tempo de espera são as principais reclamações dos usuários do transporte aquaviário. / Foto: Marianna Bertoldi

Luana comenta ainda que, quando entrou em contato com a empresa, eles negaram a possibilidade de incluir mais horários. Porém, há esperança que a ação ajude, pois “depois que eu botei o primeiro abaixo-assinado, eles colocaram os horários”, lembrou. 

Milhares de pessoas transitam entre as duas cidades, seja para estudar, trabalhar, turismo ou para visitar amigos e familiares. A travessia de lancha dura em média 30 minutos, sendo o único meio de transporte existente para atravessar o canal. Os estudantes e trabalhadores frequentemente reclamam das lanchas superlotadas e dos horários espaçados entre uma viagem e outra. 

A advogada Mariana Rajão utiliza o transporte aquaviário para seu trajeto: casa – trabalho – casa.  Ela concorda que a maior disponibilidade de horários de travessia facilitaria a travessia entre as cidades. “Sem dúvidas, mais horários de transporte aquaviário seria o ideal, principalmente aos finais de semana quando a travessia acontece em horários mais espaçados e nos dias de semana quando há um maior fluxo de pessoas”, ressaltou.

Comentários

comments

Você pode gostar...