Aberta a 1ª Feira do Peixe da Semana Santa em Rio Grande

Por Nicole Soares

Na tarde da última terça-feira, 15 de abril, foi realizada a abertura oficial da 1ª Feira de Peixe da Semana Santa. Entre os dias 15 e 18 de abril, estarão disponíveis diversos pontos da feira espalhados pela cidade, onde será possível encontrar produtos de qualidade, com valores acessíveis e dentro das normas de regulamentação da vigilância sanitária. Uma parceria formada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), a Secretaria de Município da Pesca e a Prefeitura, resultou no oferecimento do curso Boas Práticas de Manipulação, que beneficiou 16 pescadores e os qualificou a atuar na feira como comerciantes.

Foto: Nicole Soares

Foto: Nicole Soares

A abertura da feira ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contou com a presença de diversos pescadores e autoridades. Compuseram a mesa a chefe de gabinete do prefeito, Darlene Torrada, o Secretário de Município da Pesca, Éderson Silva, o chefe da EMATER, Rogério Silveira, o superintendente da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (PROCON), André Bragagnolo, o presidente da Colônia dos Pescadores, Nilton Machado, Michele Menezes, representando a Vigilância Sanitária, e Miriam Bozzeto, representando o Ministério da Cultura e Pesca.

De acordo com o Secretário da Pesca, Éderson Silva, o principal objetivo da feira é padronizar o comércio de pescados e incentivar o consumo de peixe não somente na Semana Santa, inclusive podendo realizar outras feiras ao decorrer do ano. “A iniciativa de organizar a 1ª Feira de Peixe da Semana Santa busca regulamentar e padronizar a venda de pescados nesta época do ano, de forma a se tornar vantajoso tanto para quem vende quanto para a população consumidora, que poderá adquirir produtos de qualidade por um preço razoável. Deste modo, também é possível valorizar a atividade da pesca, que é um marco no município por já ser desenvolvida há tantos anos. Não podemos deixar a pesca perder a importância que sempre teve na cidade do Rio Grande”, declarou o secretário.

Para finalizar, a chefe de gabinete do prefeito, Darlene Torrada, falou sobre a importância de resgatar a economia tradicional através da pesca. “Sabemos o quanto esta atividade representa para o nosso município, este trabalho será baseado em um resgate à tradição, valorizando todas as partes envolvidas, desde o pescador que terá a oportunidade de comercializar os seus produtos dentro das normas da vigilância sanitária até o comprador, que poderá adquirir produtos de qualidade e baixo custo. Sem perder a busca por grandes projetos, também estaremos atuando no resgate da economia tradicional”, concluiu Darlene. Após o pronunciamento da chefe de gabinete do prefeito, os 16 pescadores sorteados que realizaram o curso de qualificação receberam os seus certificados, além de camisetas e bonés para identifica-los durante a feira.

Comentários

comments

Você pode gostar...