A leitura desde a infância

A leitura na infância deve ser estimulada desde antes da alfabetização. Foto: Roberta Muniz

Por Roberta Muniz

A leitura é um hábito que traz inúmeros benefícios para quem o mantém. Um bom exercício para manter o cérebro saudável e ativo. Tantos universos novos são conhecidos, tantos personagens que se tornam nossos amigos. Às vezes os únicos amigos que alguém tem.

E para as crianças os benefícios de inserir a leitura em suas vidas é ainda maior. O vocabulário dos pequenos leitores se expande, descobertas são realizadas por entre as folhas, palavras e desenhos. Há livros infantis para todos os gostos e faixa etárias.

“Ele gosta de historinhas de aventura. Seja qual for, mas tem que ter uma imagem para chamar atenção porque ele é muito pequenininho, mas ele gosta que leia pra ele”, conta Rafaela Bernardes, 20 anos, que passeava com seu filho Bernardo na Feira do Livro de Pelotas.

Assim como no caso de Bernardo, a inserção da leitura pode ser feita antes mesmo da alfabetização, porém é necessária a dedicação de um responsável que possa ler os livros e mostrar que dentro das páginas há um mundo a ser desbravado por eles.

Rafaela ainda conta que o próprio filho gosta de escolher os livros para comprar e que se sente muito feliz por ele já gostar do universo literário. “A formação de um pensamento crítico vem desde a infância. Ele tem que aprender a ler para poder pensar”, ressalta ela.

É de imensa importância que os adultos ao redor estimulem essa prática. Desde cedo. Sendo o exemplo, contando histórias, atraindo com as gravuras, levando às bibliotecas, mostrando a diversidade de tipos de gêneros. A leitura proporciona momentos de prazer e enriquece.

Comentários

comments

Você pode gostar...