A calculadora xavante para se garantir na Série B 2019

Brasil precisa somar metade dos pontos em disputa até o fim do ano para evitar chances de queda. Foto: Carlos Insaurriaga/GEB

Por Gustavo Pereira

Desde o começo da Série B deste ano, o objetivo do Brasil é o mesmo: escapar do rebaixamento. A excelente campanha no primeiro semestre, que culminou no vice-campeonato gaúcho, fez o torcedor ansiar voos maiores a nível nacional, mas a expectativa não se cumpriu. Os bons resultados das últimas rodadas significaram a saída da zona da degola e um grande respiro, justamente na reta final da competição.

Agora, os comandados do técnico Rogério Zimmermann têm um olho no desempenho dentro de campo e outro nas partidas dos principais concorrentes. Neste final de semana, deu quase tudo certo: Paysandu, Sampaio Corrêa e Juventude perderam, minimizando o tropeço xavante em casa contra o Atlético-GO. O único problema foi a vitória do CRB na rodada, porém a distância do Brasil para o primeiro integrante do chamado Z4 permanece de cinco pontos.

O momento, portanto, é de fazer contas e projeções, apesar de o discurso dar conta da importância de pensar apenas no compromisso seguinte e esquecer os rivais. Segundo pesquisa da UFMG, a probabilidade de rebaixamento do Brasil está, hoje, em 13%. Ainda de acordo com o estudo, o time da Baixada precisaria somar mais nove pontos entre os 18 restantes para se livrar do descenso sem depender de resultados paralelos.

A tabela da reta final não pode ser chamada de fácil. Serão apenas dois duelos no Bento Freitas, contra o Vila Nova, que briga pelo acesso, e o Guarani, que praticamente se despediu da luta por uma vaga na elite em 2019. Fora de casa, além da sequência contra CSA e Juventude na próxima semana, o Rubro-Negro ainda encara Boa Esporte e Goiás.

Sendo assim, dois triunfos na Baixada, somados a três empates ou uma vitória longe de Pelotas bastariam para o Brasil emplacar a quarta temporada seguida entre os 40 maiores clubes do futebol nacional. Resta trabalhar, vencer e, caso necessário, contar com aquela ajudinha da sorte.

Comentários

comments

Você pode gostar...