Denúncias de agressão contra crianças e adolescentes chegam à quase 120 mil em 2021
Entre janeiro e setembro foram registradas 119,8 mil denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes
Por Helena Schuster/Em Pauta
O mês de outubro é marcado por uma das datas comemorativas mais esperadas do ano: o Dia das Crianças. O dia 12 de outubro homenageia a infância, tempo de brincar, aprender e crescer com segurança. No entanto, um levantamento do Disque 100, divulgado este mês, mostra que muitas crianças e adolescentes no Brasil vivem uma realidade distante do clima festivo de outubro.
Os dados apontam que o Brasil alcançou, entre janeiro e setembro deste ano, a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Em todo o ano de 2020, foram registradas 153,4 mil denúncias. E o problema não é de hoje: um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estima que, entre 2010 e 2020, pelo menos 103.149 crianças e adolescentes com idades de até 19 anos morreram no Brasil vítimas de agressão.
As denúncias realizadas ao Disque 100 são atendidas pelo Conselho Tutelar. Em Pelotas, a conselheira tutelar Natalie Madruga estima que, em média, são feitos cerca de 300 atendimentos por mês. “Não temos um dado exato, pois estamos em processo de adequação a um sistema onde todos os casos ficarão registrados, mas em função da busca ativa de alunos que não estão fazendo nenhuma atividade escolar, a média está sendo essa”, explica.
A conselheira também abordou quais as principais causas das denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar em Pelotas. Segundo ela, os casos mais recorrentes são maus tratos, abandono escolar e violência emocional, física e sexual. Natalie relata, também, que a pandemia afetou o número e os tipos de atendimentos. “Houve um aumento de atendimentos, principalmente por conta das buscas ativas demandadas pelas escolas e denúncias relacionadas a presença de crianças em festas clandestinas, que ocorriam em ambiente hostil e eram proibidas”, conta.
Como identificar situações de violência
Muitas vezes, casos de abusos, violências e maus tratos contra crianças e adolescentes podem apresentar sinais de alerta. Pais, professores, parentes, vizinhos e amigos devem estar atentos aos possíveis sinais, que incluem mudanças nos hábitos e comportamentos da criança. Confira abaixo alguns sinais que merecem atenção, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Como funcionam as denúncias e onde denunciar
A conselheira também explicou como funciona o atendimento do Conselho Tutelar quando uma denúncia é realizada. “Primeiramente, é feita a verificação da denúncia no local. Se a denúncia for verdadeira, nós tomamos as medidas cabíveis, aplicando as medidas de proteção adequadas a cada caso. O Conselho Tutelar conta com uma rede de atendimento e para cada caso que precise de apoio ou investigação nós utilizamos um local de referência”, finalizou Natalie.
Se você identificar casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, não hesite em fazer uma denúncia. Em qualquer localidade do país, as denúncias podem ser feitas pelo Disque 100. Em Pelotas, além do Disque 100 (que é direcionado imediatamente ao Conselho Tutelar), as denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho, presencialmente ou através dos números (53) 32275613 e (53) 991181661.