Canvas, o que é?

O Canvas é uma ferramenta o qual se baseia num esquema visual onde possibilita as pessoas co-criarem modelos de negócios analisando 9 elementos que toda empresa ou organização possui, são eles: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.

Essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa. Além de possibilitar descrever e pensar sobre o modelo de negócios.

A ferramenta Canvas é em formato de quadro, permitindo analisar o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado, adaptado com o pensamento visual, que consiste em usar desenhos para representar situações ou ideias.

Dessa forma, essa plataforma nos possibilita ver o modelo como um desenho e não como uma folha de texto, assim ao olhar para o quadro do Canvas é possível compreender rapidamente e comparar as relações entre os nove elementos e descobrir se existe sentido e complementação entre eles. E ,por ser uma ferramenta somente visual, a Co-criação é facilitada, permitindo que pessoas não envolvidas (diretamente no negócio) possam auxiliar na construção e análise do modelo.