Ambiente Virtual de Aprendizagem

Acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA/Moodle): https://moodle.ufpel.edu.br/sysead

 

Sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mais conhecidos por AVA, têm origem na língua inglesa, Learning Management System ou LMS. São softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Eles são elaborados para ajudar os professores a disponibilizar e gerenciar conteúdos para seus alunos, além de permitir o acompanhamento constante do progresso dos estudantes. Geralmente, são utilizados como plataforma principal para EAD ou como ferramenta complementar às aulas presenciais.

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um dos sistemas classificados como AVA, pois permite a implementação de cursos na modalidade a distância, bem como auxiliar as disciplinas e cursos presenciais, possibilitando a gestão da aprendizagem e de trabalhos colaborativos. Outra característica do Moodle é a flexibilidade de configurar e disponibilizar conteúdos, recursos e atividades de forma simples e rápida. Para saber mais sobre o Moodle acesse https://moodle.org.

Atualmente a UFPel dispõe de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Sendo um deles o AVA UFPel, que serve de ferramenta de apoio aos cursos de graduação, pós-graduação e capacitação, e aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tanto na modalidade presencial como na a distância. O Segundo é o AVA UAB, fornecido como principal plataforma dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância ofertados pelo programa Universidade Aberta do Brasil.

Instruções para acessar o Moodle/UFPEL pela primeira vez:

1. Acesse o link https://moodle.ufpel.edu.br/sysead

2. Role a página para baixo, até chegar ao campo destinado ao cadastro.

3. Faça o cadastro preenchendo os campos exigidos, conforme a imagem.

4. Após ter realizado o cadastro, e criado uma senha, volte para o início da página e faça o login utilizando seu NÚMERO DE MATRÍCULA e a SENHA CADASTRADA no passo 3.

5. Pronto, para acessar algum curso específico, fale anteriormente com o respectivo professor!

Fonte das informações: https://moodle.ufpel.edu.br/sysead/

Publicado em EAD, Graduação.