Visitas Monitoradas pelos Prédios da Universidade Federal de Pelotas 2 |
O projeto, com ênfase em extensão, tem por objetivo elaborar e realizar visitas pelo patrimônio cultural edificado da Universidade, visando divulgar, valorizar e preservar esse patrimônio, pois, considera-se que o mesmo deve ser utilizado e apropriado pela sociedade para que esta se sinta pertencente e identificada a ele. As visitas pelos prédios da UFPel vêm sendo realizadas desde 2009 e, até março de 2020, foram presenciais. Porém, com a pandemia da Covid19 foram desenvolvidas atividades virtuais com o uso da tecnologia, como: roteiros virtuais a partir do Google Earth e Street View; podcasts: “Conta mais, UFPel”; e vídeos explicativos: “Patrimônio Edificado da UFPel em 1 minuto”, todos abordando o patrimônio cultural edificado da Universidade. As atividades estão disponíveis no Facebook e Instagram do projeto e no link: https://linktr.ee/projetovisitasmonitoradas. Atualmente, as visitas presenciais foram retomadas. |
Hotelaria em Pelotas: histórias a partir de diferentes fontes |
O projeto, com ênfase em pesquisa, tem por objetivo analisar a hotelaria e sua relação com as transformações ocorridas no espaço urbano de Pelotas durante o século XX. A questão de pesquisa é “Quais as transformações que ocorrem no espaço urbano e na hotelaria da cidade de Pelotas durante o século XX? As informações são coletadas em diferentes fontes, como a imprensa, incluindo jornais e almanaques, os processos crimes, os processos trabalhistas, as fichas de qualificação profissional da DRT e a história oral. A análise busca contemplar uma reflexão sobre a hotelaria em Pelotas e sua relação com o espaço urbano em transformação, utilizando referenciais da história urbana e da história cultural.
|
Projeto: Café com Turismo |
Objetivo é criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo através da realização de encontros mensais, que têm ocorrido no formato remoto desde agosto de 2020. O público-alvo principal são os acadêmicos do curso de Turismo e de outros cursos da UFPel, além de docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e comunidade em geral interessada. Atualmente conta com duas ações: – Encontros mensais Café com Turismo em 2022 – Café com Turismo – Curiosidades #VocêSabiaTur? Confira também o Projeto Café com Turismo nas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/ Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo
|
Projeto: Caminhos da Palma |
Caminhos da Palma foi um projeto de pesquisa e organização para a composição de dois roteiros para a visitação ao Centro Agropecuário da Palma/CAP. Tal projeto objetivou roteirizar duas trilhas em termos de educação patrimonial e ambiental, oportunizando aos acadêmicos realizar a significação de atrativos, no caso os elementos naturais e culturais encontrados nos caminhos. Resulta da sequência de dois outros projetos, a saber: os projetos ‘Palma Turismo’ e ‘Plano de Manejo para o CAP ’.
|
Visitas Pedagógicas |
A visita pedagógica consiste em um itinerário percorrido a pé, selecionando aqueles espaços que atendam aos valores culturais, à memória histórica, ao patrimônio cultural e a pluralidade de identidades da cidade, tendo um importante papel no que se refere à identidade e memória da Pelotas. As atividades são realizadas pelos alunos do Curso de Turismo que durante o percurso vão provocando situações de aprendizado.
|
Turismo, Lazer e Museus: diálogos possíveis |
Projeto se propõe a pensar, identificar, articular e promover ações que tenham como referência as expressões culturais tradicionais, locais e territoriais, com o intuito de conhecer, visibilizar, valorizar e preservar as memórias, histórias, os patrimônios, os saberes e fazeres, prioritariamente das comunidades, grupos e sujeitos historicamente excluídos; Potencializando entidades ou grupos já existentes e que possam contribuir para a transformação social de comunidades e territórios a partir de um processo autônomo e de protagonismo comunitário.
|
Ludoteca do Turismo |
Estudar, elaborar e realizar atividades lúdico-pedagógicas que versem sobre o Turismo e sua relação com a Cidadania, o Patrimônio Histórico e Cultural, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, para serem utilizados em ações educacionais junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
|