Alunos do curso de Turismo da UFPel em viagem técnica a Porto Alegre

No dia 18/11/2023, o Curso de Turismo da UFPEL realizou uma saída de campo com destino à Porto Alegre. A atividade fez parte do planejamento de duas disciplinas do curso: Gestão de Agências de viagens e transportes turísticos, cujo intuito foi estudar os modais de transporte e sua interação com o destino; e, de Maketing Turístico, com intenção de observar o posicionamento e imagem turística de Porto Alegre como destino.
O estudo começou no ônibus, discutindo o modal rodoviário e a situação da BR 116. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, além de conhecer características do sistema aeroviário, fomos recebidos pela Latam e pode-se observar o funcionamento do aeroporto, uma das principais portas de entradas de turistas do estado. Dali seguiu-se para o centro histórico de Porto Alegre através do modal ferroviário, onde tivemos uma explicação do sistema operacional do aeromóvel e Trensurb. No centro da cidade, Mercado Público e Praça da Alfândega, considerou-se a partir da paisagem a relação entre transportes e transformações urbanas. Passando pelo Cais Mauá, outro objeto de estudo, embarcou-se no catamarã – modal hidroviário – até o Pontal, espaço recentemente refuncionalizado, onde os alunos puderam observar a (re)estruturação do espaço.