Alunos do curso de Turismo da UFPel em viagem técnica ao Geoparque da Quarta Colônia

Entre os dias 13 e 14 de maio os alunos do Curso de Turismo da UFPEL tiveram a oportunidade de conhecer em viagem técnica a proposta de Geoparque da Quarta Colônia in loco.
Na manhã do primeiro dia de viagem (13), os alunos visitaram e interagiram com o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica – CAPPA no município de São João do Polêsine, ocasião em que lhes foi dada a oportunidade de conhecer fósseis da época da era triássica encontrados na região e com isso, aprenderem um pouco mais sobre os processos de escavação, catalogação, datação, entre outros.
Posteriormente houve o deslocamento até o Vale Vêneto, um cenário de preservação do patrimônio e da cultura italiana presentes na região. Artefatos de quase 200 anos e que compõem o vasto acervo do Museu da Imigração Italiana, foram de maneira exclusiva apresentados aos alunos, que puderam compreender a magnitude do trabalho e as várias demandas do setor, especialmente, tendo o Museu como equipamento turístico.
Já no segundo dia (14) as atividades iniciaram-se com a visita guiada ao geossítio, Morro Agudo, no município de Agudo. A trilha de alta intensidade proporcionou aos alunos uma aula sobre as paisagens e a geografia do estado. Os mais de 450 metros de subida, ao final foram recompensados por uma bela vista da região, e com uma aula de campo sobre as atividades econômicas, preservação, conservação e iniciativas do turismo na região. Ao final da trilha os alunos puderam conhecer a Estação de Permacultura Jerivá que une sustentabilidade, uso racional dos recursos naturais e ecoturismo, tudo regado a um delicioso café da tarde vegetariano.
Ao final do dia, os alunos puderam apreciar e experimentar momentos de lazer no Resort Termas Romanas. Um dos geossítios que compõem a proposta de geoparque visitado. Com águas aquecidas naturalmente a mais de 42 graus o espaço é considerado um dos mais importantes da região central do estado. Excelente oportunidade de buscar novas parcerias de estágios e de trabalhos futuros.