Alunos de Turismo Contemporâneo visitam Gramado/RS

A atividade teve como objetivo estimular a reflexão crítica das transformações por que passa a sociedade contemporânea e a espetacularização das manifestações da sociedade (pós) moderna, a “cultura do espetáculo”.

Durante as atividades analisamos o percurso de Gramado, RS, como cidade e espaço turístico, buscando analisar um lócus específico, o centro da cidade de Gramado. O turismo em Gramado concentra-se majoritariamente no espaço urbano e este se organiza a partir de um imaginário de europeidade que busca sua legitimidade na cenarização urbana. Daí a predominância da arquitetura enxaimel – ou releituras do enxaimel em desenhos (pós) modernos -, do paisagismo bucólico, do mobiliário urbano, dos inúmeros restaurantes que oferecem fondue e das lojas de chocolate. O que foi ressaltado durante a saída de campo a Gramado é a circulação pelo espaço cenarizado.

Nesse sentido, caminhar pela cidade, pelo menos parte dela, é também uma forma de sentir o turismo em Gramado. Foi através do estabelecimento de locais específicos como, por exemplo, o Lago Negro, Igreja Matriz São Pedro, Rua Coberta, Palácio dos Festivais – Cine Embaixador, Casa do Colono, Praça das Etnias, entre outros, que, por meio de abordagens diretas, conversas, em período de curta duração com moradores locais, empresários do turismo, trabalhadores do turismo e turistas, que os discentes realizaram o trabalho.

Fonte das imagens: alunas participantes da visita técnica (2023).