Programas de Pós-Graduação da UFPel poderão ofertar vagas para estudantes internacionais

A Coordenação de Relações Internacionais encaminhou, via SEI, aos Programas de Pós-Graduação, três consultas abertas pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) para oferta de vagas com e sem bolsas para estudantes internacionais. Seguem abaixo os resumos de cada oportunidade:

1. PAEC – Processo SEI 23110.018435/2022-82 – O Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB é fruto do Acordo de Cooperação firmado no ano de 2011, entre o GCUB e a Organização dos Estados Americanos (OEA). O Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB é considerado o maior programa de bolsas de toda a história da OEA e representa uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Seu principal objetivo é contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da formação de estudantes em cursos de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e de Doutorado. Ao aderir ao Programa, o PPG assume o compromisso de ofertar bolsas de estudo para o período de formação dos estudantes, adotando como referência o valor das bolsas pagas pela CAPES. O prazo para adesão encerra-se em 02/06.
  2. PROLAC – Processo SEI 23110.018275/2022-71 – O  Programa de Formação de Professores do Ensino Superior para a América Latina e o Caribe – ProLAC é uma iniciativa do GCUB, em aliança com a União de Universidades Latino-Americanas e do Caribe – UDUAL, a Associação Colombiana de Universidades – ASCUN, o Conselho Superior Universitário Centroamericano – CSUCA e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República Mexicana, AC – ANUIES, com apoio do Instituto Internacional de Educação Superior da América Latina e do Caribe – UNESCO/IESALC e tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da Educação Superior e da produção científica e tecnológica, na América Latina e Caribe, bem como favorecer o desenvolvimento e a integração da Região por meio do aumento do número de Mestres e Doutores em Instituições de Ensino Superior (IES). Os PPG interessados poderão ofertar vagas de Mestrado e Doutorado COM ou SEM bolsas até 08/06.
  3. RSIF – Processo SEI 23110.018473/2022-35 – O GCUB e a Partnership for Skills in Applied Sciences, Engineering and Technology (PASET), instituição parceira do GCUB, promoverão o Programa de Mobilidade na modalidade de Doutorado Sanduíche para estudantes provenientes de países Africanos, em aliança com o Regional Scholarship and Innovation Fund. (RSIF). O objetivo do RSIF, é apoiar a cooperação em pesquisa científica e acadêmica, capacitação e treinamento de estudantes e profissionais dos países da África Subsaariana (AS). Algumas ações desenvolvidas no âmbito dessa cooperação incluem mobilidade de professores e pesquisadores, programas conjuntos de pesquisa, treinamento de estudantes de Doutorado, apoio a estágios de Pós-Doutorado e programas conjuntos de inovação nas áreas temáticas de prioridade do PASET: Minerals, Mining and Materials, Climate Change, Food, Security & Agriculture, Energy Including Renewables and ICTs including Big Data & AI. Os custos relacionados à viagem e permanência dos doutorandos no Brasil, bem como despesas com visto e seguro internacional, estarão a cargo do RSIF. Os PPG interessados deverão se manifestar até o dia 31/05.

A CRInter fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone 3284-3140 e pelo email crinter.ufpel@gmail.com.