Universidade em Milão dá bolsas integrais de mestrado na Itália

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/universidade-da-bolsas-integrais-de-mestrado-na-italia/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

A Università Commerciale Luigi Bocconi também possui programas para conceder bolsas integrais de mestrado na Itália. O programa têm como critério o desempenho acadêmico. As inscrições são feitas em sessões.

A Bocconi é uma instituição muito conhecida na Itália e também fora dela, aparecendo muito bem colocada em vários rankings internacionais. A universidade, localizada em Milão, oferece 18 cursos de mestrado nas áreas de Economia, Administração, Finanças, marketing e Ciências Sociais. Os cursos têm duração de 2 anos e grande parte das aulas é em inglês.

Bolsas integrais de mestrado na Itália

Bocconi Graduate Merit Awards dá bolsas integrais de mestrado na Itália para os candidatos que tiverem os melhores desempenhos entre os inscritos no processo de admissão. Por isso, não existe um procedimento diferenciado para se candidatar a essas bolsas, pois os estudantes serão selecionados entre todos aqueles que se candidatarem.

As bolsas incluem isenção total das taxas universitárias – no valor de aproximadamente 14.000 euros por ano. Para alguns bolsistas também poderá ser concedida acomodação sem custos na residência universitária.

O principal critério de seleção é o desempenho acadêmico, mas será avaliado o dossiê completo enviado pelo candidato. As bolsas duram um ano, mas são renovadas automaticamente para o segundo ano, desde que seja cumprido o progresso acadêmico exigido pela universidade.

A Universidade também possui uma bolsa exclusiva para mulheres com as mesmas regras. O programa Women Awards dá uma bolsa de isenção total das taxas universitárias para mulheres aceitas no curso de mestrado em Finanças.

Como concorrer às bolsas integrais de mestrado na Itália

O processo de admissão nos cursos de mestrado da Bocconi tem várias sessões de candidatura. No entanto, a universidade deixa bem claro que os estudantes que se candidatarem nas primeiras sessões terão mais chances de serem selecionados: “a maioria das bolsas será atribuída nas primeiras sessões relevantes”.

São seis sessões de seleção, mas a universidade recomenda aplicar o quanto antes para ter mais chances de ganhar uma das bolsas integrais de mestrado na Itália. O primeiro round de application para estudar na Bocconi se encerra em 30 de novembro de 2021 e a última sessão do processo seletivo recebe inscrições até o dia 26 de maio de 2022. No link abaixo você, pode acessar o calendário completo.

Para se candidatar, é necessário preencher a Application Online e anexar a documentação exigida e pagar a taxa de inscrição de 100 euros (veja dicas para economizar abaixo). Serão levados em consideração:

Além disso, até a data da matrícula no curso será necessário comprovar conhecimento em língua estrangeira por meio de prova de proficiência: IELTSTOEFL ou outras (para cursos em inglês) ou CELI ou outras (para cursos em italiano).

Saiba mais sobre as bolsas
Informações das bolsas para mulheres
Veja o calendário completo
Mais sobre o processo de admissão