Universidade de Melbourne tem bolsas para pós-graduação na Austrália

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/universidade-de-melbourne-pos-australia/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Graduate Research Scholarships é um programa anual de bolsas de pós-graduação da Universidade de Melbourne, que contempla também estudantes internacionais. A prestigiada instituição de ensino é considerada a melhor universidade da Austrália e ficou em 31ª entre as melhores universidades do mundo no Times Higher Education World University Rankings.

Neste programa, são oferecidas, no total, cerca de 600 bolsas em todas as áreas de estudo para cursos de mestrado com foco em pesquisa (masters by research) ou doutorado. Duas categorias de bolsas fazem parte do programa:

Melbourne Research Scholarships (MRS)

Oferecidas pela própria Universidade de Melbourne a estudantes nacionais e internacionais de excelência inscritos em cursos de mestrados com foco em pesquisa ou doutorado.

Australian Government Research Training Program (RTP) Scholarships

RTP é o maior programa de bolsas do governo australiano desse tipo. Ele também contempla estudantes nacionais e internacionais de excelência inscritos em cursos de mestrados com foco em pesquisa ou doutorado da Universidade de Melbourne. Todos os detalhes sobre o RTP estão neste outro artigo.

Como são as bolsas para pós-graduação na Universidade de Melbourne

A iniciativa oferece subsídio para o pagamento integral das taxas universitárias por até dois anos para mestrado e até quatro para doutorado.

Alguns alunos podem receber também 31.200 dólares australianos anuais pro rata por até dois anos para mestrado e até 3,5 anos para doutorado. Além disso, os estudantes estrangeiros também podem conseguir um auxílio de 3 mil dólares australianos para a mudança e seguro saúde.

Requisitos dos cursos de pós da Universidade de Melbourne

Normalmente, são elegíveis para um curso de pós-graduação na Universidade de Melbourne os estudantes que tiverem concluído uma graduação de no mínimo quatro anos com aproveitamento médio de 75% no último ano da formação.

Os interessados devem, ainda, cumprir os requisitos referentes ao conhecimento de inglês exigidos pela Universidade de Melbourne. Para comprovar a proficiência no idioma, é possível apresentar resultados de testes como TOEFLIELTS, Pearson Test of English (testes acadêmicos) ou CAE.

Outra opção é comprovar que você concluiu uma faculdade integralmente ministrada em língua inglesa nos últimos dois anos.

Por fim, os cursos podem ter requisitos específicos ou adicionais. Alguns departamentos, por exemplo, exigem o envio de um projeto de pesquisa como parte da candidatura. Há também cursos que solicitam que você encontre um orientador para a sua pesquisa antes de aplicar.

Critérios do Graduate Research Scholarships

Para ser considerado para a bolsa, é preciso aplicar para Universidade de Melbourne e ter os requisitos do curso escolhido ou já estar estudando. O principal critério de seleção do programa é o mérito acadêmico.

Portanto, os candidatos são ranqueados de acordo com o desempenho universitário anterior e o seu potencial de pesquisa no seu campo de estudo. Contudo, também são levados em consideração fatores como experiência profissional relevante e publicações.

Candidatura ao programa da Universidade de Melbourne

O programa da Universidade de Melbourne não exige uma candidatura separada. Todos os candidatos inscritos são automaticamente considerados para as bolsas. Logo, os novos estudantes devem aplicar online dentro do prazo de inscrições do curso de seu interesse. Alguns tem como deadline da primeira rodada de candidatura o dia 30 de setembro, o segundo round em 31 de janeiro e o último round em 31 de maio, por exemplo.

Entre os documentos exigidos pela instituição, costumam estar histórico escolar, currículo e lista de publicações. É necessário que a documentação esteja acompanhada de tradução em inglês.

Além disso, será preciso enviar as informações de contato de duas referências. Se fizer menos de cinco anos que você concluiu o último diploma, as duas devem ser acadêmicas. Se já passaram mais de cinco anos, podem ser profissionais. Os indicados receberão um link por e-mail para que forneçam a carta de recomendação online.

Os inscritos recebem uma notificação de que o pedido de bolsa de estudos foi adicionado ao registro em até sete dias após o envio da candidatura. É importante notar que a notificação sobre a aceitação no curso e a oferta da bolsa são enviadas separadamente — mas durante o mesmo período.

Saiba mais detalhes sobre as bolsas
Confira a oferta formativa da universidade
Veja informações sobre as inscrições