FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/fulbright-amazonia-90-mil-dolares/
*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.
Estão abertas as inscrições para o novo programa da Fulbright Brasil, a Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024. O programa foca na região amazônica e busca promover uma Bacia Amazônica saudável, sustentável e resiliente.
A Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024 terá duas fases distintas e selecionará pesquisadores, líderes e profissionais do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, e dos EUA para trabalhar em conjunto em pesquisas aplicadas multidisciplinares que visem apoiar a integridade do ecossistema local, ao mesmo tempo em que melhorem o bem-estar das comunidades da região.
As fases da Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024
O programa Fulbright Amazonia Initiative 2022-2024 conta com duas etapas distintas. Na primeira será selecionada uma dupla de pesquisadores com doutorado e experiência de atuação na região, sendo um latino-americano e um norte-americano. Ambos serão os Co-Lead Scholars do programa e deverão apresentar proposta em conjunto até 31 de maio.
Os recursos para implementação da proposta podem chegar a até US $90 mil. Neste papel, os selecionados deverão, ao longo de 18 meses a partir de janeiro de 2023, promover e facilitar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas multidisciplinares conduzidas por 16 participantes do Brasil, dos EUA e dos outros países da bacia amazônica, em temas de interesse para a região.
Na segunda etapa, pesquisadores, líderes e profissionais atuantes na região, que deverão desenvolver conjuntamente projetos em temas de interesse do programa, serão selecionados. Para isto, cada participante poderá contar com até US $40 mil. Na segunda fase, não haverá exigência de doutorado para a candidatura.
Temas relevantes para o programa da Fulbright
Os temas de interesse do programa são variados e contemplam, entre outros, gestão de recursos e terras, saúde pública, educação, energia, infraestrutura, conservação, desenvolvimento econômico, direitos indígenas e mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Segundo Luiz Valcov Loureiro, diretor da Comissão Fulbright Brasil, a ideia é somar esforços de pesquisadores, líderes e profissionais atuantes na região para pensar soluções para um futuro sustentável da região. “Queremos dar ferramentas para que os participantes possam ser agentes de mudança, propondo projetos fundamentais para a região. Para colocar suas ideias em prática terão a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares internacionais”, explica.
Dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para amazonia@fulbright.org.br. As inscrições para a primeira fase do programa podem ser feitas online até 31 de maio.