Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/fundacao-botin-bolsas-para-curso-na-espanha-sobre-politicas-publicas/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Você se interessa por questões do desenvolvimento público na América Latina? Então, inscreva-se para as bolsas para curso na Espanha sobre gestão pública com tudo pago. A oportunidade é da Fundação Botín, organização que atua no desenvolvimento social. As inscrições vão até 16 de maio por conta do coronavírus e podem ser feitas pela internet.

Para se inscrever nas bolsas para curso na Espanha precisa:

O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina oferece bolsas para curso na Espanha por cerca de um mês e meio e é destinado a universitários nascidos entre 1 de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002, que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso  de graduação até 30 de setembro. Podem se candidatar jovens de qualquer área. Além disso, há a necessidade de de ter boa trajetória acadêmica, bom domínio de inglês e espanhol, envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público. No YouTube, conversamos com uma bolsista de 2018 e damos mais detalhes sobre o processo de inscrição e a documentação.

Além disso, os interessados no intercâmbio na Espanha devem enviar uma carta da universidade apresentando a candidatura e um vídeo de um minuto com resposta para a pergunta “Se você pudesse mudar tudo, quais três coisas você não mudaria”. Não é obrigatório apresentar comprovante de proficiência em inglês ou espanhol.

Como é o curso na Espanha sobre políticas públicas

A edição de 2022 vai ser na Espanha, onde os selecionados vão para Santander, na Espanha, a experiência vai incluir um pedaço do Caminho de Santiago, vai passar por Madrid e Salamanca. Os selecionados terão aulas, palestras e debates sobre as áreas de fundamentação política, jurídica e histórica, economia, filosofia política e serviços públicos e inovação. O programa ocorre na sede da fundação em Madri, na Espanha, e terá viagens culturais pela Espanha e visitas a empresas.   As bolsas para curso na Espanha em Políticas Públicas são COMPLETAS e cobre todas as despesas dos selecionados (passagens aéreas, traslados e alojamento).

O objetivo da Fundação é desenvolver nos participantes habilidades e competências necessárias para o bom exercício de funções públicas, para que, no futuro, sejam capazes de promover desenvolvimento social, econômico e cultural em seus países. Entre critérios considerados para a escolha dos estudantes, estão trajetória acadêmica e envolvimento com questões públicas e sociais.

O curso ocorre entre os dias 17 de outubro e 1 de dezembro, então, é bom saber que você terá disponibilidade para fazer o curso nessas datas. No caso de dúvidas sobre a seleção, é só enviar email para pfi@fundacionbotin.org. Já se a sua dúvida é sobre se vale a pena fazer intercâmbio na faculdade, eu te digo que vale e muito. Ter certificado de proficiência de inglês e de espanhol não é obrigatório, porém é fortemente recomendado. No caso do inglês, vale a pena olhar a prova do TOEFL Essentials: é uma prova mais barata, mais curta, amplamente aceita, com grande disponibilidade de datas e que pode ser feita de casa.

Faça sua inscrição
Veja mais informações sobre a seleção