SECCLO: mestrado em segurança da informação na Europa com tudo pago

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-em-seguranca-da-informacao-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

O mestrado em segurança da informação SECCLO se propõe a formar esses profissionais. O seu objetivo é qualificar engenheiros altamente qualificados para atender requisitos de contratação imediata e também necessidades de longo prazo da indústria de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC).

A sigla se refere à “segurança e computação em nuvem” (em inglês, “security and cloud computing”). O programa é um Erasmus Mundus Joint Master Degree, ou seja, daqueles cursos que são promovidos através de um consórcio entre várias universidades. Seis instituições fazem parte do SECCLO:

• Aalto University (Finlândia);
  • Instituto Real de Tecnologia (Suécia);
  • Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Noruega);
  • Universidade Técnica da Dinamarca (Dinamarca);
  • Universidade de Tartu (Estônia);
  • EURECOM – em parceria com o Institut Mines-Télécom (França).

O mestrado em segurança da informação combina habilidades práticas de engenharia com um currículo fortemente baseado em pesquisa. A língua oficial do curso é o inglês (em todas as universidades).

O mestrado em segurança da informação na Europa

No primeiro ano, os estudantes frequentam aulas na Finlândia. Já no segundo, podem escolher uma das outras universidades do consórcio. A dissertação será realizada sob supervisão e orientação das duas instituições frequentadas pelo estudante.

Além disso, entre o primeiro e o segundo ano, o SECCLO oferece uma escola de verão para complementar o currículo. Durante uma semana, além de conhecer os tópicos mais atualizados no tema, os estudantes têm oportunidade de fazer networking.

Também antes de iniciar o segundo ano de estudos, os alunos realizam um estágio de verão em uma das empresas parceiras ou em um projeto de pesquisa. Quem faz o mestrado em segurança da informação recebe dois diplomas de mestrado – tanto da primeira quanto da segunda universidade na qual estudar.

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado em segurança da informação e computação em nuvem é oferecida aos candidatos mais bem colocados na seleção do curso.

Para estudantes provenientes de países não europeus, mas parceiros (“partner countries), a bolsa inclui contribuição para custos de participação (9 mil euros por ano); auxílio viagem (3 ou 4 mil euros); auxílio instalação (1 mil euros por ano); subsídio mensal (1 mil euros/mês por 24 meses). Brasileiros com cidadania europeia que não forem selecionados para as bolsas podem se candidatar como europeus e pagar a tuition de europeu (3 mil euros por ano). Mais abaixo damos dicas de como pagar taxas de universidade no exterior fazendo uma boa economia.

São oferecidas 16 bolsas de estudo para estudantes de países parceiros. Além disso, há ainda 1 bolsa destinada a contemplar apenas candidatos brasileiros ou mexicanos.

Requisitos para aplicar ao curso e à bolsa Erasmus

Como nos outros programas Erasmus Mundus, o candidato à bolsa não pode ter residido ou realizado as suas principais atividades em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Entre os requisitos para o mestrado em segurança da informação, é preciso ter diploma de graduação em engenharia (ciência da computação ou tecnologia da informação). O aluno precisa ter conhecimento em: matemática; programação; algoritmos; database; teoria da computação; redes; engenharia de software.

Os candidatos também devem saber inglês e apresentar um certificado como TOEFL ou IELTS.

Candidatura ao mestrado em segurança da informação

O prazo para aplicar para o mestrado em segurança da informação é de 24 de novembro a 5 de janeiro. Não há um processo de candidatura separado para a bolsa de estudos. Portanto, é preciso sinalizar o interesse no benefício durante a application ao curso.

O estudante deve preencher um formulário de candidatura online e anexar a documentação solicitada. Ela deve estar acompanhada de tradução e é composta por:

• Diploma de graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo;
  • Outros documentos que considerar relevantes (certificados, publicações científicas, etc);
  • Cartas de recomendação;
  • Cópia do passaporte ou identidade;
  • Certificado de proficiência em inglês (pode ser enviado até 20 de janeiro).

Os selecionados serão notificados por e-mail tanto sobre a admissão no mestrado em segurança da informação quanto concessão da bolsa de estudo.

Saiba tudo sobre o curso
Confira as informações sobre a bolsa
Veja mais detalhes sobre a candidatura