Clima e sustentabilidade: bolsa para mestrado na Escócia, Espanha e outros países

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-na-escocia-espanha-clima-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

MUrCS (Master in Urban Climate and Sustainability) é um curso de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. O objetivo deste mestrado é estimular a compreensão crítica da sustentabilidade urbana e da necessidade de ação local para combater as mudanças climáticas globais. A formação permite que o profissional lidere o planejamento sustentável e orientado para o clima.

Como funciona o esquema de mobilidade do curso

O mestrado aposta em um esquema inovador de mobilidade que inclui pelo menos quatro locais de estudo e estágio nas universidades sede – que formam o consórcio – e/ou nos parceiros associados:

Universidades sede

• Universidade Caledônia de Glasgow (Escócia);
  • Universidade de Ciências Aplicadas de Lahti (Finlândia);
  • Universidade de Huelva (Espanha);
  • University of Applied Sciences Dresden HTW Dresden (Alemanha)

Parceiros acadêmicos

• Universidade de Moratuwa (Sri Lanka);
  • Universidade North-West (África do Sul);
  • Universidade de São Paulo (Brasil);
  • Ryukoku University (Japão);
  • Universidade Internacional da Andaluzia (Espanha);
  • Leibniz-Institut für Ökologische Raumentwicklung e.V. (Alemanha).

Instituições e empresas parceiras

• Conselho da Cidade de Glasgow (Escócia);
  • Província de Huelva (Espanha);
  • Prefeitura de Lahti (Finlândia);
  • National Health Service Greater Glasgow and Clyde (Escócia);
  • Scottish Natural Heritage (Escócia);
  • Landeshauptstadt Dresden (Alemanha);
  • Paijat-Hämeen Region (Finlândia);
  • Atlantic Copper SLU (Espanha);
  • Ramboll Finland OY (Finlândia);
  • Biomatrix Water Solutions Ltd (Escócia).

O 1º semestre é na Escócia, o 2º semestre é na Finlândia e inclui módulos básicos ou eletivos e um projeto de estudo integrado na Alemanha.  Já o 3º semestre é na Espanha e o 4º semestre é dedicado à dissertação e pode ser feito em qualquer uma das universidades do consórcio ou instituições parceiras, desde que a instituição esteja alinhada com a especialidade escolhida. O curso oferece três especializações possíveis nas áreas de Planejamento, Gestão e Ciência.

Como é a bolsa para mestrado na Escócia e outros países

O valor desse curso para estudantes não europeus é de 18 mil euros. No entanto, como os outros programas Erasmus, há bolsas disponíveis.

Além de cobrir o valor total do mestrado, a bolsa para mestrado na Escócia inclui 7 mil euros para despesas de viagem e instalação e um subsídio mensal de 1 mil euros durante os 24 meses de estudos.

Requisitos, candidatura e seleção do MUrCS

Para se candidatar a uma vaga no curso e ter a possibilidade de ganhar uma bolsa, é preciso ter:

• Graduação completa em um campo relacionado;
  • Experiência profissional (mínimo 2 anos) após formado;
  • Conhecimento de inglês comprovado por TOEFL ou IELTS.

O período de inscrições para o curso e para a bolsa para mestrado na Escócia vai da metade de novembro até o dia 15 janeiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site.

A primeira fase da seleção será baseada na formação, na experiência e na motivação do candidato. Quem passar para a segunda etapa será entrevistado (online) por duas pessoas do comitê de seleção.

Os alunos selecionados serão obrigados a enviar cópias autenticadas dos documentos: diploma de graduação, comprovante de experiência profissional, certificado de proficiência em inglês. Uma vez que o prazo para o envio é curto, a recomendação é que os candidatos já tenham esses documentos preparados para o caso de serem selecionados.

Confira o site do MUrCS
Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse as informações sobre a candidatura