EUROSUD: mestrado Erasmus sobre o sul da Europa na Espanha, Itália, Grécia e outros países

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/eurosud-mestrado-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

EUROSUD é um mestrado Erasmus Mundus que se propõe a estudar a região sul da Europa. É uma oportunidade para viver em vários países da Europa, entre eles Espanha, Itália, França, Portugal, Grécia e Escócia. As inscrições para quem quer aplicar para bolsa vão até 14 de janeiro.

O Mestrado Internacional em Estudos do Sul da Europa (International Master in South European Studies) tem duração de dois anos e é majoritariamente em inglês. Em apenas uma universidade do consórcio as aulas são em francês.

Como é o mestrado e quais as universidades do consórcio

O objetivo do EUROSUD é preencher a lacuna existente nos estudos acerca do sul europeu. O curso se propõe a analisar a região, tanto para aprofundar a pesquisa sobre a sua identidade quanto para compreender melhor o seu papel global na atualidade.

Democracia, migração, protestos políticos, transformações sociais e econômicas e nacionalismo são alguns dos temas abordados pelo mestrado. Além disso, a experiência de estudar em diferentes lugares proporciona uma verdadeira imersão na cultura e sociedade do sul europeu.

O consórcio do EUROSUD é formado pelas seguintes universidades:

• Universidade de Glasgow (Escócia);
  • Universidade Luiss (Itália);
  • Universidade de Atenas (Grécia);
  • Universidade Aix-Marseille (França);
  • Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal);
  • Universidade Autônoma de Madrid (Espanha).

Sobre a mobilidade durante o EUROSUD

O 1º semestre do EUROSUD é na Universidade de Glasgow e aborda temas mais genéricos. Já o 2º pode ser feito na Universidade Autônoma de Madrid ou na Universidade de Atenas. Cada uma tem um foco de estudo: Espanha e mundo árabe ou Grécia e balcãs, respectivamente.

No 3º semestre, as disciplinas são temáticas e é possível escolher entre a Universidade de Atenas (Crises e transformações), Universidade Autônoma de Madrid (Nacionalismo), Universidade Aix-Marseille (Fronteiras), LUISS (Democratização).

No último semestre, o estudante pode escolher entre um percurso em pesquisa ou um projeto profissional em uma das universidades participantes.

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado

As bolsas Erasmus Mundus incluem os custos de participação no mestrado; seguro saúde; auxílio para despesas de viagem e instalação nos diferentes países e subsídio mensal de 1 mil euros.

Os candidatos que desejam cursar o EUROSUD com bolsa não podem ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Além disso, terão que enviar um comprovante de residência e outro do empregador ou instituição de ensino.

Quais são os requisitos para ingressar no curso

Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em qualquer área. Vale pontos ter interesse em política, relações internacionais, geografia, história, direito, letras, economia, sociologia, antropologia, psicologia, estudos culturais e comunicação.

Ter um bom desempenho acadêmico também é um requisito. Nesta página eles detalham a média mínima exigida para os candidatos brasileiros.

Os estudantes devem, ainda, ter proficiência em inglês comprovada por meio do resultado de exames como IELTSTOEFL ou outros. As notas mínimas exigidas em cada um dos exames estão listadas no site.

Como se candidatar para o EUROSUD

Todos os candidatos devem aplicar para o EUROSUD submetendo a sua candidatura por meio do site da Universidade de Glasgow.

A documentação solicitada na inscrição é composta por:

O comitê de seleção do EUROSUD avalia as candidaturas de acordo com os seguintes critérios:

• Motivação (40%);
  • Mérito acadêmico (30%);
  • Outros: pesquisas, experiência profissional, interesses (20%);
  • Qualidade das referências (10%).

Os candidatos que aplicaram para as bolsas serão notificados sobre o resultado da seleção por e-mail em abril.

Saiba tudo sobre o curso
Confira os detalhes das bolsas
Acesse o portal de inscrição
Leia as respostas para as dúvidas frequentes